Segurança | 29/07/2013
Cerimônia de juramento à Bandeira Nacional reúne 310 jovens em Louveira

Na manhã da sexta-feira (26 de julho), 310 jovens foram dispensados da prestação de serviço militar inicial, após cerimônia de juramento à Bandeira Nacional realizada na Câmara de Louveira. A solenidade foi promovida pela Junta de Serviço Militar (JSM), ligado à Prefeitura de Louveira, e contou com a presença do prefeito da cidade e presidente da JSM, Junior Finamore, e do delegado da 19ª Delegacia de Serviço Militar de Jundiaí, o capitão Marcos Preterotto.
O juramento à bandeira é uma cerimônia prevista no artigo 217 do Regulamento da Lei do Serviço Militar, em que o cidadão assume, diante do símbolo máximo da Pátria, o compromisso de estar à disposição do Exército Nacional em convocações emergenciais.
A cerimônia
Após a escolta das bandeiras do Brasil, São Paulo e Louveira realizada pela Guarda Municipal de Louveira e a entonação dos hinos nacional e da cidade, o prefeito Junior Finamore reforçou valores de cidadania e amor à pátria. “Tenho muito orgulho de participar deste ato de civismo e amor à pátria. Vocês, jovens presentes, foram dispensados do serviço militar, mas não da responsabilidade com a nossa nação, de honrar a pátria e a família. Vocês serão os futuros comandantes da nação e do nosso município, que dependem de vocês”, disse. Em seu discurso, o prefeito também agradeceu a presença dos pais e falou sobre a importância da presença da família na vida dos jovens.
O capitão Marcos Preterotto, por sua vez, definiu o juramento à bandeira como um ato de patriotismo e civismo, e aproveitou a oportunidade para aconselhar os jovens a “servir a pátria trabalhando, estudando e fugindo das drogas”.
No final da solenidade, a Junta de Serviço Militar de Louveira realizou a entrega das carteiras de reservistas aos jovens. Participaram da cerimônia também o secretário municipal de Segurança Pública, Sidnei Juarez Alonso, do representante do 12ª Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) de Jundiaí, o tenente Dinoá, da secretária da JSM de Louveira, Eliana de Moraes, assim como de vereadores e autoridades policiais e militares da região.