Gestão Ambiental | 22/04/2024

Centro de Educação Ambiental Tabarana é certificado no Projeto Salas Verdes do Governo

Em mais um conquista ambiental, o Centro de Educação Ambiental Tabarana é certificado no Projeto Salas Verdes, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal. O Projeto tem o objetivo de incentivar e desenvolver espaços dedicados à educação ambiental, envolvendo crianças, jovens, estudantes, adultos e idosos, além de parcerias com empresas e instituições. Inaugurado no ano passado, o CEA Tabarana faz parte do Projeto Tabarana da Prefeitura de Louveira, e que, lançado em 2021, tem o principal objetivo despoluir o Rio Capivari no trecho que corta a cidade, sendo um dos pilares que trouxe o prêmio Município VerdeAzul para Louveira no último ano na categoria de 50 a 100 mil habitantes. Em contexto ao assunto, nesta segunda-feira (22) é celebrado o Dia da Terra.

Com a certificação do Projeto Salas Verdes, Louveira passa a receber do Ministério do Meio Ambiente conteúdos educacionais destinados à população, como cursos de capacitação online, kits de estudos, materiais audiovisuais, conteúdo digital para conscientização, entre outros.

Em junho de 2023 a Portaria do Governo Federal GM/MMA n° 524 relançou o Projeto Salas Verdes. A primeira etapa foi a inscrição que dava acesso ao site, no qual a Prefeitura encaminhou o Projeto Político Pedagógico (PPP) desenvolvido pela equipe do CEA Tabarana. Em fevereiro de 2024 o CEA Tabarana teve o PPP aprovado e passou para a 2° e última etapa, que foi o envio da documentação. No dia 5 de abril aconteceu a divulgação do resultado final, havendo a certificação do Centro de Educação Ambiental Tabarana no Projeto Salas Verdes.

Em destaque no Estado, Louveira venceu o prêmio Município VerdeAzul na categoria de 50 a 100 mil habitantes em 2023. A cidade teve notas máximas em 9 das 10 Diretivas avaliadas: Esgoto Coletado e Tratado, Qualidade do Ar, Avanço na Sustentabilidade, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Gestão das Águas, Educação Ambiental, Arborização Urbana e Governança Ambiental, todas com nota 10, a nota máxima da avaliação. O ranking do Programa Município VerdeAzul é gerenciado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Apenas 86 cidades, do total de 645 no Estado, tiveram notas acima de 80 pontos.

Lançado pela Prefeitura de Louveira em novembro de 2021, o Projeto Tabarana visa despoluir o Rio Capivari no trecho que corta a cidade. A ação foi batizada de Tabarana, em alusão ao peixe com esse nome e que, segundo relatos históricos, era encontrado em abundância no rio em um passado recente. Hoje, ele desapareceu por conta da poluição. O projeto de despoluição prevê esforços de todas as secretarias municipais e conta com o envolvimento da população. Foi concebido com etapas de execução de curto, médio e longo prazo, já que envolve ações imediatas e também medidas que demandam mais tempo para serem viabilizadas.