Saúde | 15/06/2016

Centro de Controle de Zoonoses já fez mais de 1800 castrações

Zoonoses

Em Louveira, cerca de 2.700 animais já possuem microchip para identificação

Um dos trabalhos mais ativos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Louveira é a castração realizada gratuitamente em cães e gatos (macho e fêmeas). O serviço já castrou 1.800 animais, em média são realizadas 70 castrações por mês.

O atendimento clínico que também é gratuito é feito todas as segundas e quintas das 8h às 11h e das 13h às 16h na Rua Aparecido Ribeiro Damasceno, nº 45, Bairro Leitão. Só no primeiro quadrimestre deste ano, o CCZ fez 632 atendimentos clínicos.

Castração
Para participar do programa, o dono ou responsável pelo animal deve ser maior de 18 anos e é necessário levá-lo junto para o agendamento, pois serão feitas as avaliações clínicas veterinárias, bem como perguntas a respeito da saúde do bicho de estimação. Para isso, é necessário levar o cartão cidadão e a carteira de vacinação do animal.

Nas segundas e quintas acontece a primeira visita e o agendamento das datas. Já as cirurgias são realizadas todas as terças, quartas e sextas. A secretaria da prefeitura ressalta que a castração é importante para o controle de população de cães e gatos, além de proteger a saúde do animal. Durante o agendamento, o proprietário recebe todas as orientações pré-cirúrgicas, além do microchip que é inserido no animal. Para o ano de 2016 são previstas mais 500 cirurgias de castração, incluindo cães de rua.

Microchip
Para todo animal que passa por atendimento clínico no CCZ é realizada a implantação do microchip, que é um dispositivo estéril, do tamanho de um grão de arroz, aplicado abaixo da pele, entre as escápulas, para identificação do animal.

A aplicação do microchip em um animal é rápida e possui um número único que não se repete em nenhuma parte do mundo. Se um animal microchipado é encontrado, ele pode ser identificado facilmente, através de um leitor. Este número é digitado em um site que acessa um banco de dados.

Além de ajudar na devolução do animal perdido a seu tutor, a identificação por microchip diminui sensivelmente o abandono de animais, pois se um cão ou gato é encontrado, através de seu número de identificação é possível localizar o seu dono e desta maneira, o punir pelo abandono. Já foram implantados aproximadamente 2.700 microchips nos animais em Louveira.

CCZ
É um órgão atuante no município e que constitui uma base operacional para o desenvolvimento das ações de vigilância ambiental em saúde, para a promoção, prevenção e controle de zoonoses. O CCZ é responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais aos homens (zoonoses), através do controle de populações de animais domésticos (cães e gatos) e controle de animais sinantrópicos (morcegos, pombos, ratos, mosquitos, abelhas entre outros).

O CCZ oferece vacina contra a Raiva e alojamento para animais que possuem alguma doença como Sarna ou Leptospirose.