Governo | 26/11/2015

Cartão Cidadão chega a 48 mil cadastros

Cartão Cidadão

O último levantamento realizado pela Prefeitura de Louveira, até o último mês de outubro, demonstrou que cerca de 48 mil pessoas estão cadastrados no Cartão Cidadão. Deste número, 37 mil moradores já utilizam dos benefícios.

A Prefeitura orienta os moradores que ainda não estão com o Cartão a procurar um dos postos de atendimento do programa. No ato da retirada, o morador deve ter em mãos um documento original com foto (RG, CPF, CNH), Certidão de Nascimento (Casamento, ou declaração de união estável) e um comprovante de residência original, que pode ser representado pela Conta de Água ou de Luz dos últimos três meses, carnê de IPTU ou contrato de aluguel reconhecido em cartório a mais de três meses.

Ao apresentar os documentos exigidos para a retirada do cartão Cidadão, o agente localiza o cadastro, confirma os dados e, se estiver tudo dentro dos requisitos solicitados, o cartão é impresso na hora.

Para os recém nascidos, os responsáveis legais devem levar a certidão de nascimento a um dos postos do Cartão Cidadão. Os estrangeiros devem apresentar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) permanente, além da comprovação de residência de um ano no município.

Para atender aos moradores, a Prefeitura de Louveira disponibiliza dois postos, um no Centro e outro no Bairro Santo Antônio. O posto da região central fica na Rua Antonio Antonioli, nº 27, na sede do Nucca (Núcleo de Capacitação e Cidadania). Já o atendimento do Bairro é feito na Rua Antônio Chicalhone, nº 338. O horário de atendimento em ambos os locais é de segunda à sexta das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h.

Site do Cartão Cidadão serve para denuncias

O site www.cartaocidadaolouveira.com.br está inativo para a realização de novos cadastros, mas nos dois postos de atendimento, o cadastro pode ser feito da mesma maneira. Uma nova ferramenta pode ser usada a partir deste mês no site, o morador pode denunciar, no anonimato, pessoas que possuem o cartão e não moram na cidade, ou qualquer outra irregularidade relacionada ao uso do cartão.


O morador acessa o portal do cartão, clica na aba denúncias e descreve o ocorrido. É importante ressaltar que a identificação não é obrigatória. Outro método de denunciar o uso indevido do programa é por meio do 0800 772 1013., onde também não há a necessidade de se identificar - o canal está ativo a partir deste mês.

Benefícios 
Na área de saúde, o Cartão deve ser utilizado para agendamento de consulta, exames e retirada de remédios. A Secretária da Saúde envia mensagens de celular (SMS) aos pacientes informando os horários das consultas, visando a diminuição das faltas e facilitando novos agendamentos.

Já a Secretaria de Cultura e Eventos solicita a apresentação do Cartão para inscrições e controle de presença nas oficinas culturais, entrega de ingressos para shows e empréstimos de livros na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato.

Na área de educação, por sua vez, o documento é necessário para emissão de carteirinha de transporte escolar e para se inscrever no programa que oferece bolsas de estudo no ensino técnico e universitário.

No esporte, é possível realizar novas matrículas, controlar a presença dos alunos nas escolinhas de base, reserva das quadras poliesportiva, transporte de alunos e liberação de material esportivo.


Já está em fase de teste, um aplicativo para aparelhos móveis que em breve estará disponível para os moradores. O aplicativo tem como objetivo principal auxiliar o munícipe e garantir mais agilidade nos serviços públicos.