Saúde | 09/09/2022

CAMPANHA - Prefeitura estende vacinação contra poliomielite e multivacinação até dia 30 de setembro

Crianças e adolescentes podem se vacinar em qualquer Unidade Básica de Saúde neste período

A Prefeitura de Louveira prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, que deveria se encerrar nesta sexta-feira (9), até 30 de setembro.

A campanha foi estendida pelo Ministério da Saúde considerando a baixa adesão dos grupos-alvo.

O objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina da pólio, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Em Louveira, a cobertura contra a pólio chegou a 58%.

A vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta, das 8h30 às 15h.

Além disso, neste sábado, a vacina estará disponível também em uma ação que acontece no Jardim Diamante na Rua Neusa Oliveira Ferreira, s/nº das 8h30 às 14h, para encerramento da quarta etapa da Operação Bairro a Bairro.

Haverá ainda espaço destinado à saúde, com aferição de pressão e glicemia, realização de testes de covid-19 e vacinação contra covid-19 e influenza (gripe).

Pólio

A Prefeitura de Louveira pede aos pais e responsáveis que procurem pelos postos para garantir a imunização de crianças de 1 a 4 anos e 11 meses.

Também chamada de pólio ou paralisia infantil, a poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção.

Multivacinação

Já os menores de 15 anos que não foram imunizados ou que estejam com a caderneta incompleta, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, devem ser imunizados. Serão oferecidas 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela, hepatite A e meningite e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

A Secretaria de Saúde reforça que todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).