Segurança | 10/04/2024

Campanha ‘Operação São Paulo Sempre Alerta’ reforça o compromisso da Segurança em Louveira

A operação instituiu o ‘Plano de Contingência para a Operação Chuvas de Verão’ frente a situações adversas provocadas por eventos climáticos extremos

A Defesa Civil de Louveira, que integra a Secretaria de Segurança da Prefeitura Municipal, realizou do dia 15 de novembro à 31 de março a ‘Operação São Paulo Sempre Alerta’, que teve como objetivo principal cumprir as ações do decreto que instituiu o ‘Plano de Contingência Para a Operação Chuvas de Verão’, em resposta eficaz frente a situações adversas provocadas por eventos climáticos extremos, especialmente focando nas questões de inundações, deslizamentos de terra e outros desastres naturais.

A ‘Operação São Paulo Sempre Alerta’ em Louveira demonstrou a capacidade do município de responder a desafios significativos impostos por condições climáticas adversas. A análise retrospectiva das ações realizadas e dos dados coletados serve como base para o aprimoramento contínuo das estratégias de prevenção, preparação e resposta a desastres, assegurando a proteção da população e a minimização dos danos ao patrimônio e ao meio ambiente.

Durante o período coberto pela operação, foram registradas 32 ocorrências que ressaltam a importância de uma abordagem integrada desde a prevenção até a resposta emergencial.

De dezembro de 2022 a março de 2023 destacou-se com uma precipitação total de 1192.42 mm, substancialmente acima da média, indicando a necessidade de uma atenção especial às estratégias de mitigação de enchentes e deslizamentos. Já no período de dezembro de 2023 a março de 2024, apresentou uma redução na precipitação, com um total de 753.2 mm, ainda assim ressaltando a importância do monitoramento e preparação contínua.

As intervenções realizadas sob a égide da Operação São Paulo Sempre Alerta em Louveira, abrangem desde a execução do ‘Plano de Contingência para Chuvas de Verão’, melhorias na infraestrutura de prevenção a desastres, até a realização de vistorias e ações de educação e conscientização pública. A operação destacou a necessidade de implementação de medidas preventivas já a partir de novembro, considerando o aumento dos índices pluviométricos neste mês.

Abaixo algumas recomendações:

- Aprimoramento do Monitoramento: Ampliar a rede de monitoramento pluviométrico e de áreas de risco;

- Educação e Conscientização: Fortalecer campanhas de conscientização sobre riscos de desastres;

- Infraestrutura e Prevenção: Investir em obras de infraestrutura crítica, como limpeza de rios e construção de muros de contenção;

- Resposta Emergencial: Reforçar os recursos e treinamentos das equipes de emergência;

- Planejamento e Gestão Integrada: Promover uma gestão integrada entre as diversas secretarias e entidades envolvidas na Operação.

A Defesa Civil reforça alguns cuidados que devem ser seguidos, como: ficar atento a avisos meteorológicos e boletins de tempo, esteja pronto para alterar seus planos; se estiver na praia, rio, lago, piscina, campo de futebol ou áreas abertas, saia imediatamente; preste atenção às árvores e cabos elétricos caídos; fique alerta e acordado, muitas mortes por deslizamentos de terra acontecem enquanto as pessoas estão dormindo.

Para receber alertas, cadastre-se gratuitamente enviando o CEP de interesse, por SMS, para o número 40199 ou baixe o aplicativo ALERTA SP, disponível para Android e IOS.

Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h pelo telefone: 19 3848-3097 e 24h nos casos de emergências nos telefones: 153 ou 19 3878-1512 Guarda Municipal.