Cidadão

Empresa

Servidor

Esporte, Lazer e Juventude | 22/03/2018

Caminhada Contra o Sedentarismo acontece neste domingo

caminhada contra o sedentarismo 0325

A primeira edição da Caminhada Contra o Sedentarismo deste ano acontece neste domingo (25), em comemoração ao Dia Mundial da Água. O programa é uma iniciativa da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude em parceria com a Gestão Ambiental e o percurso para esta edição é de 6,5 km com saída da Prefeitura (Rua Catharina Calssavara Caldana, n° 451, bairro Leitão) às 8h30. A novidade para esta edição é que os 100 primeiros participantes ganham uma camiseta do evento. A participação é gratuita.

O trajeto é agradável, com vegetação, sombra e paisagem privilegiada, passando pela Estrada do Bugio e Avenida Senhora da Abadia. Uma pausa de 10 a 20 minutos acontecerá no Empório & Café da Famiglia Battistuzzo, que fica na Rua Marcelino Didone Filho, 110, para quem quiser comer frutas, se hidratar ou utilizar os sanitários.

A caminhada reúne em média 200 pessoas e visa unir mais pessoas a cada edição em prol da saúde. O sedentarismo é caracterizado pela falta de atividade física, fazendo com que sua saúde entre em declínio e apresente problemas crônicos, como diabetes, cardiopatia e obesidade podendo causar a morte.

O evento conta com o apoio da Guarda Municipal, que garante a segurança do trajeto, e a Secretaria de Saúde que disponibiliza ambulâncias e enfermeiros para possíveis atendimentos.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente no dia 22 de março. Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra e tem como objetivo alertar a população sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. O tema proposto pela ONU para este ano é “Soluções Naturais para a Água”, que trabalha o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas hídricos. Essas estratégias focam na gestão de vegetações, solos, mangues, pântanos, rios e lagos, que podem ser utilizados por suas capacidades naturais para o armazenamento e limpeza da água.