Cidadão

Empresa

Servidor

Saúde | 14/04/2021

CÃES E GATOS – Zoonoses alerta para importância de manter vacinação contra raiva dos pets em dia

Imunização deve ser realizada uma vez por ano em pets com mais de 3 meses de vida; vacina pode ser aplicada no Centro de Controle de Zoonoses das 9h às 15h

A Secretaria de Saúde de Louveira alerta os donos de gatos e cachorros quanto a importância de manter a vacina contra a raiva em dia. A imunização deve ser realizada uma vez por ano em animais a partir dos 3 meses de vida. 

Quem ainda não vacinou seu bichinho de estimação nos últimos 12 meses deve procurar pelo Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Rua Aparecido Ribeiro Damasceno nº 45, no bairro Leitão. O horário de atendimento para vacinação é de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h. 

Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença. A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis.

Para mais informações, basta entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelo número (19) 3878-1260. 

O que é raiva?

Trata-se de uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida. É uma enfermidade considerada fatal, já que seu índice de letalidade nos animais chega perto dos 100%. 

Qual a importância da vacina antirrábica para seu pet?

A raiva é uma doença facilmente contraída, principalmente, por animais que vivem em locais com diversos exemplares silvestres. Aqueles pets que viajam para locais como sítios e fazendas ou qualquer outro local que os deixam vulneráveis também correm um grande risco —, daí a importância da vacina antirrábica ser administrada anualmente, visto que lhes dará total proteção contra essa doença potencialmente fatal.

Além disso, manter o pet devidamente vacinado contra a raiva é uma maneira de manter a segurança de todos, já que se trata de uma zoonose que é transmitida para os seres humanos.

Como é transmitida a raiva?

A transmissão da raiva ocorre por meio de mordidas, lambidas ou machucados causados por mamíferos infectados. Apenas o contato com a pele do animal infectado não oferece riscos. A maioria das transmissões da doença ocorre por cães ou morcegos.

Entre seres humanos a transmissão ocorre por intermédio de doação de órgãos quando o doador está infectado. No entanto, esses casos são raros e ainda mal documentados.

SERVIÇO:
Campanha de Vacinação contra a Raiva 
Atendimento: de segunda à sexta, das 9h às 15h 
Local: Centro de Controle de Zoonoses 
Endereço: Rua Aparecido Ribeiro Damasceno nº 45 – Leitão 
Informações: (19) 3878-1260