Segurança | 18/09/2014

Brigada de Incêndio registra mais de duas queimadas por dia na última semana

incêndio

A incidência de queimadas em Louveira tem se intensificado nos últimos dias. Da sexta-feira (12) até terça-feira (16), os órgãos competentes contabilizaram 11 incêndios em terrenos e matas da cidade. Um deles, na divisa entre Louveira e Vinhedo, na Estrada da Boiada, exigiu a movimentação dos bombeiros das duas cidades, que trabalharam no local por duas horas para conter o alastramento do fogo.

Conforme dados da Brigada, a maior incidência das queimadas foi registrada na região rural, causando perda da fauna e da flora local. Ainda segundo o órgão, o número de queimadas costuma aumentar durante o período de estiagem, mas não com a mesma frequência dos últimos dias.

Criminosos ou acidentais, os incêndios tem exigido um trabalho intenso da Brigada de Incêndio, Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e da secretaria de Gestão Ambiental. Os órgãos municipais reforçam a importância dos cidadãos agirem de forma consciente, uma vez que as queimadas trazem sérios riscos para a saúde humana e para o meio ambiente.

De acordo com o chefe da Brigada de Incêndio, Jerônimo Leão, a fumaça resultante das queimadas prejudica diretamente a saúde das pessoas, causando problemas respiratórios principalmente em crianças e idosos.

A quantidade de gases tóxicos liberados pode chegar a quatro mil substâncias diferentes, uma vez que em alguns terrenos não são queimados somente o mato, como também plástico, borracha e restos de animais mortos.

Além disso, continua Jerônimo, a queima em áreas de encosta, terrenos baldios ou próximos às vias públicas causam sérios riscos de acidente, pois a fumaça atrapalha a visibilidade de motoristas e pedestres. “É importante ressaltar que o fogo causa riscos para quem o coloca, para os moradores do entorno e aos profissionais que o combatem. Por isso, é de extrema importância que a população se conscientize a evitar jogar bituca de cigarro no mato, e atear fogo em terrenos a fim de fazer a limpeza. Precisamos da colaboração de todos para diminuir essa incidência e evitar maiores transtornos”, afirma o bombeiro.

Queimada é crime

Atear fogo a terrenos é crime, conforme a Lei de Crimes Ambientais, que prevê pena de multa e detenção. Pode ser enquadrado nesse crime quem causar poluição de qualquer natureza, em níveis que possam resultar em danos à saúde humana ou que provoquem a mortandade de animais; ou ainda a destruição da flora.

Para denunciar crimes ambientais basta ligar para 3878-2612 (Divisão Municipal de Bombeiros) 3848-3097 (Defesa Civil), 153 (Guarda Municipal), 190 (Polícia Militar) ou 193 (Corpo de Bombeiros).