Serviços Públicos | 24/07/2014

Brigada de Incêndio e Defesa Civil registram aumento de queimadas em Louveira

brigada_incêndio

Mais de 15 incêndios foram registrados nos últimos 45 dias em Louveira.  As ocorrências foram atendidas pela Brigada de Incêndio da Prefeitura de Louveira  que atuou com o apoio da Defesa Civil no combate ao fogo e isolamento das áreas atingidas. A maioria dos incêndios foi considerada de grandes proporções e grande parte deles ocorreu em áreas urbanas.

De acordo com o Bombeiro Civil, Jerônimo Leão,  a incidência de queimadas  no município tem aumentado muito com a seca  “O número de queimadas  aumentou  com o reforço da estiagem que se estende desde janeiro, e essa situação pode piorar até o início da primavera, em setembro, se a chuva não voltar a cair. Além dos prejuízos à saúde, o tempo seco facilita a propagação dos focos de incêndio tanto nas áreas rurais como urbanas”, disse.

Nessa situação, a Brigada de Louveira tem solicitado o apoio da população que deve ficar alerta sobre a importância de colaborar com pequenas atitudes que podem evitar que acidentes ambientais aconteçam, como por exemplo, não jogar pontas de cigarros acesas nas margens de rodovias, queimar lixo em terrenos, acender fogueira em matas e florestas ou soltar balões. “Uma simples ponta de cigarro jogada acesa na beirada da pista pode se transformar em um grande problema ambiental”, alerta Jerônimo.

Além disso, provocar incêndio é considerado crime, previsto na lei Nº 9.605/98. De acordo com o Art. 41, provocar incêndio em mata ou floresta pode levar o infrator a pena de reclusão de dois a quatro anos e multa. O mesmo artigo ressalta que se "o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa".  Vale ressaltar também que soltar balões é crime previsto no Art. 42 da mesma lei. "Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano é passivo de pena de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente".

“As perdas com a queimada são irreparáveis. Além de prejudicar a evolução de espécies da flora, o fogo também gera impactos aos animais que habitam esses locais, como répteis, mamíferos e aves. A fumaça gerada pelas chamas possui elementos tóxicos, como carbono e enxofre, poluindo o ar. Muitos animais chegam a morrer sufocados ao inalar essa fumaça”, lembrou o chefe da Brigada.

Para o combate aos incêndios em Louveira a Brigada conta com um efetivo composto por oito pessoas, sendo um bombeiro civil e sete brigadistas especializados  que atuam em parceria com a Defesa Civil e Guarda Municipal. Para a ação é utilizado um caminhão tanque com capacidade para cerca de 9 mil litros de água e em caso de  incêndios de grande complexidade é acionado também o Corpo de Bombeiros de Vinhedo ou Jundiaí.

Segundo dados da Defesa Civil, em 2013, foram cerca de  25 focos combatidos durante a Operação Estiagem  realizada nos meses de junho a setembro. Já esse ano, entre janeiro e junho, já foram registrados o dobro de casos, porém esses números tendem a crescer nesse período de seca.

Para acionar a Brigada de Incêndio a população deve entrar em contato com  a secretaria de Serviços Públicos, das 7h às 18h, pelo telefone 3878 2656 ou 7803 6188, ou no plantão 24 horas da Guarda Municipal pelos telefones 153 ou 38781512.

A Brigada

A Brigada de Incêndio da Prefeitura de Louveira entrou em operação em abril deste ano com  o propósito de  promover a segurança coletiva  e a preservação do meio ambiente. Entre as suas principais atribuições está  a prevenção e combate a incêndios , prestação de primeiros socorros, evacuação de ambientes, avaliação dos riscos existentes, inspeção geral de rota de fuga e  acionamento do Corpo de Bombeiros.  A equipe de Brigadistas  de Louveira da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Louveira e sua atuação acontece em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Segurança, de Saúde e de Gestão Ambiental.