Serviços Públicos | 04/06/2018

Brigada de Incêndio de Louveira faz alerta sobre perigo das queimadas

brigada

A chegada do período de estiagem revela uma prática nociva ao meio ambiente e à saúde da população: a queimada. Quando feita em área urbana, o fogo pode sair do controle facilmente e atingir casas, empresas e plantações, colocando a vida das pessoas em risco.

Por meio da Secretaria Municipal de Segurança e da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, a Prefeitura está empenhada em controlar as queimadas em todo o município com campanhas de conscientização e fiscalização intensificadas. As queimadas acontecem principalmente para fazer a “limpeza” de terrenos ou eliminar restos de poda. No período de estiagem a vegetação fica seca, facilitando a queima, mas também a propagação descontrolada do fogo que pode se espalhar para áreas vizinhas e causar grandes incêndios.

A Defesa Civil de Louveira tem recebido muitas chamadas para conter o fogo, principalmente nos fins de semana no bairro Monterrey, onde predomina a área rural. "Nesse ano fomos surpreendidos com as queimadas já no mês de maio. É um perigo não só para quem colocou fogo no terreno, mas para os vizinhos. O fogo, depois que começa, é difícil de controlar", afirma a chefia da Brigada de Incêndio de Louveira.

Crime ambiental

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a fumaça produzida pela queimada produz substâncias químicas que ficam na terra e nas plantas, expondo as pessoas ao risco de adoecerem tanto pela inalação quanto pela ingestão de alimentos contaminados.

Desde março de 2015 a Lei Municipal número 2.414 proíbe a queimada em Louveira e estabelece que podem ser penalizados o proprietário do imóvel, responsáveis legais e contratuais e mandantes do ato.

A Guarda Municipal recebe as denúncias pelo telefone 3878-1512.

Brigada de incêndio 05.jpg
Brigada de incêndio 07.jpeg