Serviços Públicos | 22/09/2017
Brigada de Incêndio de Louveira atua no combate efetivo de queimadas
A ausência das chuvas deixa a vegetação mais seca, o que ocasiona uma espécie de combustível para o início dos incêndios
A equipe da Brigada de Incêndio de Louveira é constantemente acionada para controlar os focos de incêndio que ocorrem em Louveira. A atuação também tem um trabalho preventivo, com a Defesa Civil e Secretaria do Meio Ambiente de Louveira.
Conforme dados da Brigada, a maior incidência das queimadas é registrada na região rural, causando perda da fauna e da flora local. Criminosos ou acidentais, os incêndios têm exigido um trabalho intenso da Brigada de Incêndio, Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e da secretaria de Gestão Ambiental.
A Brigada de Incêndio de Louveira
A Brigada de Incêndio é uma conquista para a cidade e foi elaborada devido a demanda de focos de fogo nas matas, regularização dos prédios públicos e eventos. Com isso, a prefeitura amplia a segurança para os munícipes. Um exemplo é obtenção dos Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros - AVCB. Este é um documento emitido pelo órgão que atesta que o local foi vistoriado e está em conformidade com a segurança contra incêndios e pânico, previstas na legislação e no Plano de Prevenção e Combate de Incêndios( PPCI).
Além de veículos, equipamentos e uniformes, a Brigada de Louveira conta com três caminhões pipa próprios, com capacidade total de 21.000 litros (7.000 litros cada um), sendo que um caminhão de Corpo de Bombeiros conta com 4.000 litros e 30 minutos de duração de combate.
Vale lembrar que a cidade de Louveira segue o Decreto Estadual da Lei Complementar, que institui o Código de Proteção Contra Incêndios e Emergências. O município está no 'Grupo D' do Decreto, com faixa de 25.000 a 50.000 habitantes; significa que na cidade deve haver um 'efetivo composto predominantemente por bombeiros civis públicos', que é o caso da Brigada.
Conscientização da população
Os órgãos municipais reforçam a importância dos cidadãos agirem de forma consciente, uma vez que as queimadas trazem sérios riscos para a saúde humana e para o meio ambiente. “A queima em áreas de encosta, terrenos baldios ou próximos às vias públicas causam sérios riscos de acidente, pois a fumaça atrapalha a visibilidade de motoristas e pedestres. É importante ressaltar que o fogo causa riscos para quem o coloca, para os moradores do entorno e aos profissionais que o combatem. Por isso, é de extrema importância que a população se conscientize a **evitar jogar bituca de cigarro no mato, e atear fogo em terrenos a fim de fazer a limpeza. Precisamos da colaboração de todos para diminuir essa incidência e evitar maiores transtornos”, afirmou a chefia da Brigada de Incêndio.**
Queimada é crime
Atear fogo em terrenos é crime, conforme a Lei de Crimes Ambientais, que prevê pena de multa e detenção. Pode ser enquadrado nesse crime quem causar poluição de qualquer natureza, em níveis que possam resultar em danos à saúde humana ou que provoquem a mortandade de animais; ou ainda a destruição da flora. Para denunciar crimes ambientais, ligue para 3878-9902
Para denunciar incêndios e queimadas, ligue para:
- 3878-1512 Divisão Municipal de Bombeiros
- 3848-3097 Defesa Civil
- 153 Guarda Municipal
- 190 Polícia Militar
- 193 Corpo de Bombeiros