Cultura & Eventos | 02/05/2013
Biblioteca da Casa da Cultura aberta também aos sábados
A Biblioteca da Casa da Cultura de Louveira, aberta ao público de segunda a sexta, das 8h às 17h, a partir do próximo dia 4 de maio estará aberta também aos sábados, das 9h as 12h.
Segundo o Chefe da Divisão de Cultura, Jorge Bichara, muitos usuários tem apenas os finais de semana para frequentar a biblioteca, e por conta disso o espaço irá funcionar também aos sábados. “Nosso objetivo é democratizar o acervo disponível também aos trabalhadores, que por força de suas jornadas diárias não podem frequentar a biblioteca durante a semana. Abrir aos sábados sempre esteve no nosso planejamento desde que assumimos e agora vamos fazer esse remanejamento para oferecer mais esse serviço à população louveirense”, disse Bichara.
A Biblioteca Pública é mantida pela Prefeitura de Louveira, por meio da Divisão de Cultura, e fica localizada na Casa da Cultura, na rua das Rosas, nº 233, no bairro Santo Antônio. O local disponibiliza um acervo de mais de 15 mil títulos, entre obras literárias infantis, infanto-juvenis e adultas, desde as atuais aos clássicos das literaturas brasileira e mundial.
De acordo com o funcionário, Lourival de Barros Santos, para fazer o empréstimo, o usuário deve fazer sua ficha e adquirir seu cadastro. Para isto, é necessário que o interessado, caso seja maior de 16 anos, apresente identidade (RG). Já os menores de idade devem comparecer juntos dos pais ou responsável para que seja feito o cadastro. “É simples e não cobramos taxa de inscrição. O interessado, depois de cadastrado recebe o seu número de identificação e pode já fazer uso dos nossos serviços”, explicou.
Lourival ressalta que o acervo da biblioteca está sempre em renovação. “Fato motivado pelas aquisições realizadas pelo poder público e pelas doações da comunidade”. Os visitantes podem também ter acesso a jornais, revistas, almanaques e Internet .
A biblioteca também conta com o sistema de relatório, SOL – Sistema de Organização Literária , o qual é possível os funcionários terem maior agilidade na logística dos livros emprestados. “Com este sistema agilizamos o cadastro, a devolução e as saídas das obras, o que também nos permite saber se existe algum usuário em atraso”, enfatizou Lourival.