Saúde | 11/06/2024
Balanço do 1º Quadrimestre da Saúde mostra falta significativa em consultas
Prefeitura de Louveira ressalta importância de avisar com antecedência quando não for possível ir na consulta agendada, deste modo, a vaga é disponibilizada para outro paciente
O balanço do 1º Quadrimestre da Saúde, divulgado pela Prefeitura de Louveira, mostra número significativo em faltas de pacientes em consultas agendadas. Neste 1º Quadrimestre de 2024, foram registradas 7.554 faltas na Atenção Primária e 4.027 em Especialidades Médicas, que somadas são 11.581 consultas perdidas. A Secretaria de Saúde ressalta a importância de avisar com antecedência quando não for possível ir na consulta agendada, deste modo, a vaga é disponibilizada para outro paciente.
Em Atenção Primária, das 49.764 consultas agendadas, 7.554 pacientes faltaram, ou seja, cerca de 15,18%. As áreas com mais faltas foram em Assistente Social (48,02%), Nutricionista (46,23%) e Psicólogo (41,27%).
Em Especialidades Médicas, das 21.649 consultas agendadas, 4.027 pacientes faltaram, representando cerca de 15,68%. Os números com maiores altas são em Oftalmologista (24,92%), Proctologista (24,62%) e Otorrinolaringologista (24,25%).
Em consultas de reabilitação, foram 26.733 agendadas, havendo 5.337 faltas, cerca de 16,64%. As áreas com mais faltas foram Nutricionista (38,32%), Pedagogo (35,09%) e Fonoaudiólogo (28,92%).
Além disso, o balanço apresenta um grande número de atendimentos realizados. Foram 213.091 exames, 56.875 procedimentos gerais, 56.266 receitas médicas atendidas nas farmácias públicas, 4.096 receitas de alto custo e 14.296 vacinas aplicadas.
Nos últimos três anos, a Prefeitura de Louveira vem aumentando os investimentos realizados na Saúde, entre eles está a realização da obra do novo Hospital Santo Antônio de Louveira, que, em breve, vai aumentar o atendimento para casos de baixa complexidade, e por meio da Rede Hospitalar Louveira, é integrado com a Santa Casa, que atende também casos de média complexidade; e para os casos de alta complexidade, da Santa Casa para hospitais da região por meio do sistema CROSS, gerenciado pelo Governo do Estado. Para facilitar esta logística, Louveira conta com o serviço de transporte de pacientes.
A cidade ainda lançou o Programa Mãe Louveirense em 2023, que entrega kit enxoval para todas as mulheres que passam por ao menos sete consultas de pré-natal pela Rede Pública. Ao todo, o programa já contemplou mais de 630 mães de toda a cidade e continuam sendo entregues em ações da sede do Fundo Social.
Louveira conta com farmácias em todas as seis Unidades Básicas de Saúde (UBS), que após a consulta, o morador pode retirar o medicamento da receita no mesmo local. Com o objetivo de facilitar o acesso, o Programa Remédio em Casa entrega os medicamentos na porta do morador, que pode solicitar diretamente pelo celular.
Antes as agendas médicas tinham datas específicas para abrirem, agora, ficam abertas durante o ano todo. Além disso, a oferta de exames laboratoriais foi ampliada para todas as Unidades Básicas de Saúde, assim, gerando rapidez para o morador.
Com 2,57 médicos para cada mil habitantes, Louveira tem o número maior do que a média do Brasil na mesma faixa populacional, de 1,60.
A cidade ainda aumentou nos últimos anos a quantidade de especialidades médicas, somando hoje mais de 30 áreas diferentes.
Louveira enfrentou 2 anos de pandemia da Covid-19 entre 2020 e 2022 com uma série de investimentos para diminuir os impactos, salvando vidas e se destacando em toda a região pelo trabalho realizado. Como exemplo de ações realizadas está a criação da Usina de Oxigênio, aquisição de Cateteres de Alto Fluxo, aumento de leitos, Hospital de Campanha, entrega de Cestas Básicas, apoio financeiro aos comerciais, Centro de Testagem, desinfecção nas ruas e lugares públicos, testes nas crianças nas Escolas, Campanha “Vacina Contra a Fome”, mutirões para vacinação em massa, entre outras.
Em importantes índices, Louveira se destaca no Previne Brasil, no qual a cidade tem a melhor avaliação em Saúde entre todas as 27 cidades das Regiões Metropolitanas de Campinas (RMC) e Jundiaí (RMJ), além da melhor performance da cidade em toda a história. Louveira também se destacou no Ranking Connected Smart Cities de 2023, que analisa 75 indicadores em todas as cidades com mais de 50 mil habitantes, no qual Louveira é a 3ª cidade com mais investimento de saúde per capita entre todas as 27 cidades da RMC e RMJ.