Assistência Social | 23/11/2016

Atualização do Cadastro Único garante benefícios sociais

3Q5A8857.jpg.png

 

As famílias beneficiárias dos programas sociais do governo federal devem manter o seu cadastro atualizado. O Cadastro Único é o responsável por identificar potenciais beneficiários para programas sociais. Seus dados permitem que o governo federal conheça a realidade e desenvolva ou aprimore políticas específicas para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, é uma importante ferramenta disponibilizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – MDSA, para os programas de transferência de renda, tais como, Bolsa Família, Ação Jovem e Renda Cidadã, benefícios como o BPC – Benefício de Prestação Continuada e programas usuários, como, por exemplo, a Tarifa Social de Energia Elétrica.

Para garantir a qualidade das informações coletadas, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Assistência Social, disponibilizou uma equipe contratada para busca ativa de aproximadamente 900 famílias da cidade. Serão três meses de trabalho, com equipe de campo devidamente identificada, com o objetivo de atualizar o cadastro da família através das entrevistas domiciliares.

Quem pode se cadastrar?

Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que tenham renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou com renda familiar total de até três salários mínimos. A inscrição da família no Cadastro Único não garante a entrada automática nos programas.

Como se cadastrar?

É preciso que uma pessoa da família seja responsável por responder às perguntas da entrevista de cadastramento. Essa pessoa deve ter pelo menos 16 anos. Todas as pessoas que moram na mesma casa e dividem renda e despesas devem ser cadastradas em uma mesma família.

Documentos obrigatórios para o cadastramento:

Para o responsável pela família:

CPF ou Título de Eleitor

As outras pessoas da família devem apresentar certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, RG, carteira de trabalho ou título de eleitor.
Para facilitar a coleta e registro das informações, outros documentos que deverão ser apresentados: comprovante de residência, comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos.

Quais programas sociais utilizam os dados do Cadastro Único?

Bolsa Família, Ação Jovem, Renda Cidadã, Vivaleite, BPC – Benefício de Prestação Continuada, Tarifa Social de energia Elétrica, Telefone Popular. Esses são apenas alguns dos programas sociais do governo federal que se utilizam das informações do Cadastro Único.

3Q5A8853.jpg.png
3Q5A8856.jpg.png
3Q5A8857.jpg.png
3Q5A8859.jpg.png