Cultura & Eventos | 26/03/2024

Arte, Inclusão e Cidadania: Projetos pela Lei Paulo Gustavo trazem ganhos importantes para Louveira

Em compromisso com o incentivo à cultura, a Prefeitura de Louveira realizou o investimento de 462 mil reais para os contemplados na Lei Paulo Gustavo, sendo 222 mil somente para o setor audiovisual. Esse investimento tem o objetivo de movimentar a cultura de Louveira, direta e indiretamente, gerando empregos e renda para o segmento da cultura. Em Janeiro de 2024, ocorreu um treinamento com os contemplados da Lei, onde o objetivo era preparar os selecionados sobre a execução e prestação de contas do recurso recebido.

Neste ano, com o apoio da Secretaria de Cultura e Eventos e os recursos do Ministério da Cultura via Lei Paulo Gustavo, foram realizados projetos como o Mural de Grafite, feito pelo artista Leonardo Lendário, que consiste na produção de um mural de graffiti, onde a proposta é a representação das aves que compõem a fauna local e nacional. Além disso, também será realizado nesta quarta-feira (27) das 9h às 11h30, um workshop de graffiti, para os adolescentes e jovens em vulnerabilidade social, residentes nas proximidades de onde foi pintado o mural.

Mais um dos projetos realizados por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo foi o lançamento do livro Poemas Tagarelas, em uma ação viabilizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos. A obra escrita pela autora Liah Albuquerque é indicada à primeira infância e, segundo ela, o livro é alegre, singelo e aguça a imaginação de seu público.

Em Louveira, a Lei Paulo Gustavo contemplou 27 projetos em diversas linguagens artísticas com objetivo de  impulsionar a arte visual e a cultura urbana local, a temática é natureza", são 10 aprovados na linguagem audiovisual, 15 em outras diversas linguagens artísticas e mais 2 aprovados em premiação por histórico artístico na cidade, todos a serem entregues até o final de 2024.

A Prefeitura de Louveira visa investir cada vez mais na cultura, pois as artes, música, dança e literatura, desempenham um papel fundamental na identidade de uma cidade, através delas é possível unir comunidades, além de celebrar a diversidade e expressão de tradições locais e globais. Portanto, investir na cultura é investir no desenvolvimento sustentável e no bem-estar que enriquece a vida diária de cada cidadão.