Esporte, Lazer e Juventude | 04/08/2015

América vence o favorito Vila Pasti e conquista a ‘segundona’ do Amador

0804_final_amador_segunda_divisão (4).JPG

Com gols de Preto e do artilheiro Rogério, o time do Santo Antônio mostrou tranquilidade para montar o placar de 2 a 1

Marcação forte, contra-ataque rápido e tranquilidade no toque de bola. Essas foram as principais armas do América para conquistar o título da segunda divisão do futebol amador de Louveira. Com gols do volante Preto e do atacante Rogério, a equipe do Bairro Santo Antônio desbancou o favorito Vila Pasti por 2 a 1 na manhã de domingo (2), no Estádio Municipal José Silveira Nunes, e colocou as duas mãos na taça da competição.

Invicto na competição, o Vila Pasti havia batido o América por 3 a 1 ainda na fase de classificação e conquistado empate heroico no final da primeira partida da final. O América, no entanto, não se fez de rogado e enfrentou o adversário de igual para igual, colocou a bola no chão e dominou a partida durante quase todo o tempo.

Além do título, o time do Bairro registrou o artilheiro da competição: o camisa 9, Rogério, autor do segundo gol de seu time na partida, de pênalti. “Nosso time tem muita qualidade. Lutamos do começo ao fim para conquistar este título. Agora, vamos nos preparar para a Copa Louveira e, se Deus quiser, levaremos também este troféu”, disse o atacante, após a partida. Sobre a artilharia, ele agradeceu a equipe que deu suporte em todos os setores para que ele “ajudasse o time marcando gols”.

Para o treinador do América, Luciano Bezerra da Silva, a principal virtude da equipe durante a competição foi a forte marcação. “Montamos um esquema de marcação forte e saída rápida para o contra-ataque. Nossos atacantes são muito rápidos e isso facilita o nosso esquema de jogo”, avaliou.

O técnico do Vila Pasti, Anderson Finamore, também fez sua avaliação ao final da partida. Ele lamentou o segundo gol tomado num contra-ataque do adversário, quando o Vila crescia na competição. “Nosso time sentiu o primeiro gol deles, no primeiro tempo, e conseguimos acertar a equipe para o segundo tempo. Estávamos pressionando, tocando a bola com mais calma, mas na busca pelo empate tomamos um gol num contra-ataque deles”, opinou.

Apesar da derrota na final, o Vila Pasti já estava com vaga garantida na primeira divisão do amador para o ano que vem, assim como o campeão América.

O jogo

Quem compareceu ao Estádio Municipal na manhã deste domingo (2) esperava um jogo disputado e emocionante igual a primeira partida da final, quando o Vila Pasti reagiu no segundo tempo e arrancou o empate de 2 a 2 com gol no final do jogo. Porém, os primeiros minutos da partida deram a entender que o jogo seria truncado, com as duas equipes se estudando e evitando dar espaços ao adversário.

Enquanto que o América mostrava tranquilidade e posse de bola, o Vila Pasti apostava na bola longa, sempre interceptada pela sólida defesa da equipe do Bairro Santo Antônio. Com maior toque de bola no campo de ataque e o avanço de seus meias, o América empurrava o Vila para o campo de defesa.

Até que aos 24 minutos de jogo, o volante Preto abriu o placar para o América. O camisa 20 do time do Bairro aproveitou rebote do goleiro Ratão e empurrou a bola para dentro de cabeça.

Com o gol sofrido, o Vila Pasti parecia nervoso e continuava apostando na ligação direta pra seus atacantes, mas sem conseguir furar o bloqueio defensivo do adversário.

Já no segundo tempo, a equipe do Centro parecia mais tranquila, com maior posse de bola e atacando com qualidade. Mas mesmo com a pressão do Vila, a principal chance de gol veio com o atacante Douglas, do América. O camisa 7 errou o alvo após cruzamento pela esquerda.

Logo depois, em mais um contra ataque, a equipe do Santo Antônio marcou um gol em posição irregular, anulado pelo árbitro Luís Vanderlei Martinucchio. Até então o América parecia ter recuperado suas forças e voltou a protagonizar as principais jogadas do jogo.

A equipe de preto só não esperava perder seu lateral direito Pedro poucos minutos depois, expulso após entrada dura no meia Ferrinho, do Vila.

Mesmo com um menos, o América continuava bem no jogo e conseguiu ampliar o placar com o atacante Rogério, aos 23minutos da segunda etapa, após boa cobrança de pênalti no canto esquerdo do goleiro do Vila. O gol foi o 11º do camisa 9 e artilheiro da ‘segundona’.

Mesmo com 2 a 0 contra e o jogo se encaminhando para o final, a torcida do Vila não se acomodou e buscava empurrar sua equipe em busca da reabilitação, acreditando que o resultado da primeira partida poderia se repetir. Em campo, o time assimilou o espírito da torcida e conseguiu diminuir no final do jogo, com Ferrinho completando cruzamento pela a esquerda.

No entanto, não havia mais tempo para reação, e o jogo terminou 2 a 1 para o América, o novo campeão da 2ª Divisão do Futebol Amador de Louveira.

0804_final_amador_segunda_divisão (2).JPG
0804_final_amador_segunda_divisão (3).JPG