Desenvolvimento Urbano | 14/08/2013

Ampliação da Base da Guarda Municipal será entregue em outubro

Foto: Jasso / PML

A ampliação da sede da Guarda Municipal de Louveira, no bairro Guembê, deve ser entregue em outubro deste ano, segundo estimativas da Prefeitura de Louveira. Iniciadas em setembro do ano passado, as obras estão com 60% de sua estrutura concluída e vão possibilitar um importante complemento na política de valorização da corporação e de melhoramento na segurança pública.

Os investimentos na ordem de R$ 1 milhão e 160 mil vão possibilitar a construção de uma sala de comando, almoxarifado adequado, sala blindada para armazenar armamento em conformidade com os parâmetros da Polícia Militar e uma sala de monitoramento via câmeras de segurança, que serão espalhadas por pontos estratégicos da cidade.

“A partir de outubro teremos sala de reunião para melhor debater os problemas internos, uma grande melhora no alojamento, e uma estrutura adequada para oferecer muitos benefícios indiretos à população, que terá um tratamento melhor na medida em que os guardas passarão a conviver em um ambiente melhor de trabalho”, avalia o secretário de Segurança, Sidnei Alonso.

O principal avanço, no entanto, será a construção da sala de videomonitoramento. “A Guarda terá uma sala com equipamento completo de monitoramento das câmeras de segurança, que serão implantadas nos próximos meses”, diz, “esta é a principal medida para coibir furtos e roubos de veículos”. A estimativa é que em duas semanas a empresa contratada para efetuar as instalações de fibras ópticas na cidade retome os trabalhos e as câmeras de monitoramento também comecem a ser instaladas. Todo o processo deve perdurar alguns meses, já que houve alguns contratempos como readequações técnicas e contratuais após auditoria feita neste e em diversos outros contratos da Administração.

Espaço físico

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Lorival Verardo, após a conclusão das obras a sede da GM terá aproximadamente 550 m² de área construída com 14 espaços entre salas e banheiros, e um refeitório adequado para suportar o contingente atual de 25 guardas municipais por turno.