Cidadão

Empresa

Servidor

Educação | 10/08/2023

Alunos têm atividades em preparação ao Encontro Municipal de Educação e Sustentabilidade Ambiental

​O EMESA acontece de 21 a 25 de agosto, em todas as escolas, com exposições e apresentações dos trabalhados e atividades pedagógicas quem vem sendo realizados pelas crianças desde o início do ano letivo

Os cerca de 6.500 alunos municipais de Louveira já se preparam para a 19º EMESA (Encontro Municipal de Educação e Sustentabilidade Ambiental), que acontece em todas as escolas da rede, de 21 a 25 de agosto, com exposições e apresentações dos trabalhados e atividades pedagógicas quem vem sendo realizados pelas crianças desde o início do ano letivo. O evento é resultado da parceria entre a Educação e a Gestão Ambiental e visa formar cidadãos mais conscientes quanto aos recursos naturais e cuidados com a natureza.

“O EMESA é uma ação muito importante que já se tornou tradicional na rede municipal. Através deste encontro os professores têm a oportunidade de fortalecer ainda mais os ensinamentos ambientais para as crianças, mesmo porque, a educação ambiental passa, necessariamente, pelas salas de aulas desde a Educação Infantil. Este é um dos projetos da Gestão Ambiental e que fazem com que Louveira seja uma referência regional em preservação do Meio Ambiente”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

Para o encontro, as escolas já estão preparando as crianças com atividades pedagógicas. Um dos destaques, naturalmente, é o projeto Tabarana, que foca a despoluição do rio Capivari para o futuro retorno do peixe às águas louveirenses. Entre as atividades externas, as crianças têm realizado: plantio de hortaliças nas hortas das escolas, como aconteceu no CECI Paraíso do saber; plantio de árvores; visitas in loco para conhecer a margem do rio Capivari.

Mas muitas atividades têm sido desenvolvidas dentro da sala de aula e no ambiente escolar, entre elas: experiências diversas como para conhecimento sobre água doce e água salgada; atividades pedagógicas como pinturas, elaboração de frases sobre o Meio Ambiente, confecção de brinquedos e colagens utilizando materiais recicláveis ou mesmo materiais pegos na natureza, como folhas e galhos. As crianças também assistem a documentários e vídeos, com destaque sobre o peixe Tabarana.

Além de tratar sobre projetos municipais de preservação ambiental em Louveira, em especial, o Tabarana e a preservação das matas ciliares e das águas, as atividades na escola buscam conscientizar as crianças sobre práticas como reciclagem, separação correta do lixo, coleta de óleo usado, e ainda ensinar sobre o impacto do plástico no meio ambiente, o consumismo exacerbado e outras situações do cotidiano que impactam negativamente na natureza. O objetivo é chamar atenção para que haja uma mudança de hábitos.