Educação | 25/09/2023

Alunos do Ensino Fundamental participam da 1ª fase da Olimpíada Mirim de Matemática

Mais de 2,8 mil estudantes de 2º, 3ª, 4º e 5º ano das escolas municipais de Louveira participaram da OBMEP; 2ª fase será aplicada em 9 de novembro

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, realizou nas unidades escolares de Louveira a prova da 1ª Fase da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas). Segundo a Secretaria, 2.845 alunos participaram da avaliação, que aconteceu no dia 28 de agosto e envolveu os estudantes de 2º e 3º ano (Mirim 1) e 4º e 5º ano (Mirim 2).

Elaborada pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a prova é composta por 15 questões de múltipla escolha e envolve raciocínio lógico matemático. A Olimpíada terá a prova da segunda fase, que será aplicada aos alunos no dia 09/11 em suas respectivas unidades educacionais. 

Seguindo o regulamento, são classificados para a 2ª fase os alunos que obtiverem as maiores notas na prova da 1ª fase, selecionados em ordem decrescente de nota, atingindo o total de 20% para cada escola, por cada nível (Mirim 1 – 2º e 3º anos do fundamental e Mirim 2 – 4º e 5º anos do fundamental).

De acordo com a Secretaria de Educação, a realização da OBMEP tem por objetivo estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil, promover a difusão da cultura matemática; identificar jovens talentos e motivar os alunos a participarem da mesma olimpíada nos anos seguintes, quando estiverem no Ensino Fundamental – Anos Finais – já que os alunos medalhistas são premiados com cursos (bolsas de Iniciação Científica Jr), como oportunidade para complementarem seus estudos. 

Responsável pela Olimpíada, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) é uma associação sem fins lucrativos que elabora as provas, disponibiliza os arquivos às unidades educacionais e estabelece o regulamento que norteia todo o processo de aplicação da avaliação.