Educação | 14/11/2013

Alunos do 3º ano conhecem aterro sanitário com projeto de Educação Ambiental desenvolvido nas escolas

Foto: Divulgação

Até o próximo dia 14, cerca de 580 alunos do 3º ano da rede municipal de Educação terão a oportunidade de conhecer de perto o aterro sanitário de Paulínia e o Instituto Estre  Ambiental, responsável pelo gerenciamento do local. As visitas estão sendo realizadas semanalmente e fazem parte de um projeto de Educação Ambiental trabalhado pelos professores em sala de aula.   O objetivo é deixar o aluno instigado a vivenciar valores e praticas de consumo e de descarte de resíduos baseados em cooperação, respeito às pessoas e ao meio ambiente natural.

Durante o passeio educativo os estudantes receberam muitas informações sobre preservação ambiental. Diante de uma maquete que reproduz uma cidade obtiveram  instruções sobre o destino correto do lixo e dos materiais recicláveis  mostrando também a diferença entre um lixão e um aterro sanitário com queima de gás metano e destino do chorume armazenado no aterro.  A bordo de um ônibus do Instituto Estre e acompanhados de um Educador Ambiental  os alunos  também tiveram a oportunidade de fazer uma visita no aterro sanitário.

“Muito importante lembrar que não se trata de uma simples visita ao aterro sanitário, mas uma aula pratica em campo importantíssima para os alunos. O fato de eles estarem fora da sala de aula vendo na pratica como funciona todo o processo que envolve o lixo que geramos diariamente e a dimensão que tudo isso pode atingir faz com que assimilem melhor os conhecimentos”,  afirmou o professor Luiz Fernando Gotarde, da EMEF José Odair Montelatto.

O aterro sanitário de Paulínia recebe diariamente cerca de 5.000 toneladas de lixo e atende a 33 municípios.