Educação | 09/05/2023
Alunos das escolas municipais assistem ao espetáculo circense Lukinha, o Autista Artista
As sessões estão sendo realizadas exclusivamente para os alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Louveira, no Family Cirkus; as crianças são acompanhadas pelos professores e equipes da Educação; hoje foram os alunos do CEIL Bairro e José Odair Montelatto
Após o sucesso de público na 53ª Festa da Uva e 9ª Expo Caqui, o Family Cirkus se mantem na Área de Lazer do Trabalhador, porém, desta vez para apresentações destinadas exclusivamente aos alunos da rede municipal de ensino, em uma importante ação da Prefeitura, realizada por meio da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Eventos. Além da presença dos artistas já conhecidos, como malabarista, acrobata, equilibrista, bambolês e palhaços, o circo apresenta uma novidade, que o é Lukinha, o Autista Artista. O personagem tem encantado crianças e adultos por um contexto de inclusão social, mostrando que o autista pode e deve participar das atividades que toda criança participa, porque ele também é capaz.
“A questão do autismo hoje em Louveira é tratada com o mais alto profissionalismo. Nós inauguramos recentemente o Centro de Referência do Autismo, que já tem atendido as crianças com profissionais especializados nas mais diversas áreas. E a contratação do circo desta vez trouxe para a festa esta temática da inclusão das crianças com espectro autista; então para que todas as crianças possam compreender a importância desta socialização, a Secretaria de Educação tem feito este belo trabalho, que é levar os alunos até o circo, não apenas para que ele possam se divertir, mas também para aprender, aprender que todos têm os mesmo direitos, apesar de algumas diferenças e que todos merecem respeito”, disse o Prefeito Estanislau Steck.
Segundo a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental assistirão ao espetáculo circense, que também conta com os personagens infantis mais amados pelas crianças como Peppa, patrulha canina, bolofofos, boneca LOL, entre outros.
A próxima sessão acontece nesta sexta-feira, 12 de maio com os alunos da EMEF Odilon Leite Ferraz e das turmas de 4º e 5º ano do CEIL Centro, somando mais de 360 crianças em dois períodos.
A próxima semana, 15 de maio, será a vez dos alunos das seguintes escolas: CECI Herdeiros do Futuro, CECI Paraíso do Saber, EMEI Prefeito Nicolau Finamore, CEIL Aparecida Eufrasia Guisalberte Yembo, CECI Pica-Pau Amarelo, José Odair Montelatto e CECI Mundo Maravilhoso. E na próxima terça-feira, 16 de maio, é o último dia de apresentações para as crianças das escolas. Participam neste dia os alunos das unidades CECI Pequenos Brilhantes, Vice-prefeito Pedro Miqueletto, CEIL Bairro e CECI Chapeuzinho Vermelho.
“Nós começamos este projeto já na semana passada, aproveitando os dias de semana para levarmos as crianças para prestigiarem o circo. A intenção é dar a oportunidade para que as crianças possam aproveitar os espetáculos, porque nem todas puderam ir à festa da uva com seus familiares. E realmente a presença do Lukinha no espetáculo é um diferencial muito interessantes para as despertar nas crianças este espírito de amizade, carinho e respeito com as diferenças do coleguinha. Este é uma realidade que temos cuidado com muito zelo dentro da Educação em Louverira, porque queremos uma rede de ensino cada vez mais inclusiva, e por isso temos trabalhados para isso, inclusive, com importantes investimento na Educação da Prefeitura para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), para crianças com necessidades especiais”, ressalta a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.
As primeiras sessões exclusivas do espetáculo circense tiveram início no dia 4 de maio, sempre durante a semana. Os primeiros a prestigiar o circo foram das escolas Frederico Pagotto e Ângelo Argenton Filho. Na sexta-feira (5) foram os alunos dos CEI Centro e da Melissa Sicalhoni. Nesta segunda-feira (8) foi a vez das crianças das unidades da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Pasti, da José Odair Montelatto, Pereira Dutra e Melissa Sicalhoni, e nesta terça-feira (9) os alunos do CEIL Bairro e José Odair Montelatto.