Educação | 01/08/2023
Alunos da rede municipal preparam atividades pedagógicas para o 19º EMESA
O Encontro Municipal de Educação e Sustentabilidade Ambiental acontece de 21 a 25 de agosto em todas as escolas de Louveira; evento é resultado da parceria entre as secretarias municipais de Educação e Gestão Ambiental e será aberto à participação dos familiares; ações focam práticas ambientais de destacam projeto Tabarana para despoluição do rio Capivari
Louveira sedia neste mês de agosto uma importante ação de incentivo à preservação e conscientização ambiental, desenvolvida junto aos alunos das escolas municipais. O 19º EMESA (Encontro Municipal de Educação e Sustentabilidade Ambiental) acontece de 21 a 25 de agosto em todas as escolas da rede, com exposições e apresentações dos trabalhados quem vem sendo realizados pelas crianças desde o início do ano letivo com base no tema geral "Água para nós, água para mim, minha voz no Comitê Mirim". O encontro é uma ação da Prefeitura, realizada por meio da parceria entre as secretarias municipais de Educação e Gestão Ambiental e que tem como objetivo contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes quanto aos recursos naturais e cuidados com a natureza.
“Louveira é referência em ações ambientais. Com boa parte de seu território envolto por áreas verdes e também com a presença do rio Capivari, córregos e afluentes, nossas ações são pautadas na preservação na natureza. A Gestão Ambiental trabalha muito bem com ações práticas de plantio de mudas, com o Projeto Tabarana, e essa parceria com a Educação é um exemplo de como priorizamos o meio ambiente nas políticas públicas e desde cedo, ensinando para as crianças o valor da natureza e a importância da preservação”, disse o Prefeito Estanislau Steck.
O EMESA acontece com apresentação de trabalhos pedagógicos desenvolvidas pelos alunos durante o primeiro semestre. Para tanto, os professores aplicaram diversas atividades dentro e fora da sala de aula e com diferentes metodologias e estratégias. Na EMEF Ângelo Argenton Filho, os alunos desenvolveram atividades com foco nos cuidados com a água, baseado no projeto Gota d’Água, do Consórcio PCJ. Entre as atividades, os alunos desenvolveram pesquisa e trabalho sobre o rio Capivari e as ações para o reaparecimento do peixe Tabarana. Mas o trabalho consiste em uma abordagem ampla.
Além de tratar sobre projetos, em especial, o Tabarana e a preservação das matas ciliares e das águas, as atividades na escola buscam conscientizar as crianças valorizando atitudes práticas, como a reciclagem, a separação correta do lixo, a coleta de óleo usado, o impacto do plástico no meio ambiente e análises sobre o consumismo exacerbado e outras situações do cotidiano que impactam negativamente na natureza. O objetivo é chamar atenção para que haja uma mudança de hábitos. Entre as atividades, as crianças participam também de visitas guiadas para conhecer na prática a mata ciliar, mananciais, a cooperativa de reciclagem e também a Estação de Tratamento de Água (ETA).
Para a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, a parceria com a Gestão Ambiental fortalece a conscientização ambiental. “Todos os trabalhos realizados fazem com que os alunos compreendam a necessidade de haver o equilíbrio da natureza para que a gente possa viver de maneira saudável, e isso depende de cada um de nós, da nossa postura consciente diante do consumo, diante das ações cotidianas, não desperdiçando água, por exemplo, não poluindo os rios, realizando a coleta seletiva do lixo. E em Louveira temos muitas ações importantes de valorização ambiental. São ações que são tratadas em sala de aula, mas que, por meio da Secretaria de Gestão Ambiental, acabam sendo mais fortalecidas”, ressalta a Secretária Maria Luciane.
Na EMEF Vila Pasti, o foco dos trabalhos tem sido a preservação dos rios e dos peixes. Todos os alunos participam do programa: as crianças das turmas de 1º ano 5º ano, mas também as turmas de EJA (Educação de Jovens e adultos). Na escola, os alunos criaram comitês, cujos membros são representantes dos demais alunos e são responsáveis pelas ações desenvolvidas em conjunto.
Mas atividades são aplicadas de cada com cada idade dos alunos. Para as turmas de 1º ano o conteúdo é abordado por meio de vídeos, contação de histórias e pintura, por exemplo. Para os alunos de 2º ano, são aplicadas pesquisas por meio de livros didáticos. Os alunos produzem conteúdos, como cartazes; para o 3º ano, os alunos também produzem, sozinhos e em grupos, conteúdos por meio de pesquisas e relatos de experiências, fazer levantamento sobre situações reais do cotidiano que podem impactar na natureza, além de trabalhos artísticos com materiais recicláveis utilizados em pintura, recorte e colagem.
No CEIL Centro (Aparecida Eufrásia Guisalberte Yembo), além das atividades desenvolvidas dentro do ambiente escolar, os alunos de 5º ano fizeram uma vista técnica a um dos trechos do rio Capivari para estudar pessoalmente a mata ciliar. Também foi feita uma visita a uma cooperativa de materiais recicláveis e deve ser feita também uma visita à Estação de Tratamento de Água. Os alunos das diversas turmas também elaboram maquetes do rio para expor durante o EMESA. As exposições e demais atividades realizadas durante o EMESA serão abertas aos familiares e à comunidade.