Educação | 24/05/2023

Alunos da rede municipal participam de atividades de fechamento de bimestre

Por meio da Secretaria de Educação, escolas promovem Conselho Participativo com a presença dos familiares e alunos e ações lúdicas para valorização do aprendizado das crianças

Com objetivo de envolver os familiares de forma mais ativa no processo de aprendizagem das crianças, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Educação, realizou em todas as unidades educacionais um momento especial para o fechamento do 1º bimestre. Chamado de Conselho Participativo, a ação promove a interação entre a escola, os alunos, os pais e responsáveis, atendendo a proposição da Prefeitura de fortalecer a proximidade das famílias com o ambiente escolar, por meio de ações participativas, de diálogos e ações de engajamento. Em paralelo, as escolas realizaram junto às crianças atividades diversas também para marcar o encerramento do bimestre e o início de uma nova fase na vida escolar dos alunos.

“A Secretaria de Educação atua fortemente neste sentido de proporcionar aos alunos e seus familiares momentos de integração. Essa é uma construção muito importante não apenas para o aprendizado da criança, mas que estrutura toda a vida do aluno na medida que caminham juntas, a vida familiar e escolar, por isso é importante a participação de todos. É assim que precisa ser, o ambiente da criança atua diretamente na qualidade da aprendizagem e da vida da criança como um todo. E aqui em Louveira estamos atuando sempre neste sentido; essa realidade faz parte do processo pedagógico elaborado pelas equipes pedagógicas”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

A Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, explica que o Conselho Participativo é resultado de diversas ações de envolvimento dos familiares na vida escolar dos alunos, que são desenvolvidas pelas equipes pedagógicas durante todo o decorrer dos dias letivos. A intenção é incentivar cada vez mais essa proximidade entre a família e o ambiente escolar e que todos cheguem preparados para participar no dia do fechamento do bimestre. “A intenção é transformar o fechamento do bimestre em um momento que não seja apenas um mero “fechamento de notas”, mas criar um espaço para a escuta e o debate”, diz a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

Segundo a Secretária, o Conselho Participativo tem caráter formativo, ou seja, é um momento importante em que as equipes pedagógicas, junto com as famílias dos alunos, encaminham novas propostas, projetos e estratégias para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Atividades Lúdicas

Em paralelo ao Conselho Participativo, as escolas também realizaram atividades lúdicas com os alunos. Na EMEF Melissa Sicalhoni, por exemplo, os alunos promoveram uma Mostra de Arte como atividade para encerramento do 1º bimestre. Orientados pela professora de Arte, Gislene Medeiros, os alunos exploraram entre outros temas a proposta "A Arte do Carnaval e os carros alegóricos" como resgate e valorização das festas populares brasileiras. Para a Mostra, eles confeccionaram, com imaginação e criatividade, diversos carros alegóricos utilizando materiais recicláveis.

A professora Gislene Medeiros explicou que o projeto também teve como objetivo a conscientização em relação a reutilização de materiais e suas possibilidades. Os alunos criaram ainda cartazes informativos para divulgarem o projeto e como produto final a elaboração de um curta metragem registrando o desfile dos carros alegóricos. A Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, diz que todas essas ações educacionais tornam o ambiente escolar um espaço propício de aprendizagem interativa, significativa e atrativa.