Educação | 25/08/2015

Alunos apresentam ideias de economia de água em Feira de sustentabilidade

EMESA

EMESA deste ano envolveu alunos das escolas municipais e estaduais de Louveira  no sábado (22)

O 11º Encontro Municipal de Educação e Sustentabilidade Ambiental (EMESA) deste ano passou o seguinte recado: é preciso economizar água. Mais do que um alerta, os alunos das redes estadual e municipal de ensino de Louveira levaram à feira, no sábado (22), fórmulas, dicas e mostraram aos adultos como transformar tarefas cotidianas em hábitos sustentáveis.

No espaço do ginásio da área de lazer de trabalhador, os visitantes puderam conhecer trabalhos curiosos envolvendo materiais recicláveis e conferir apresentações sobre o tema do ‘uso consciente dos recursos hídricos’. Tudo isso fruto do envolvimento de alunos, professores, diretores, pais, e das secretarias de Educação, Gestão Ambiental e Água e Esgoto – organizadoras do evento.

Um dos estandes que mais chamaram atenção foi o da 6ª série da escola estadual Professor Joaquim Antônio Ladeira, onde os alunos Ana, Rafael, Guilherme, Lívia, Giovana, Barbara, Levi e Jéssica demonstraram artimanhas como lavar o carro utilizando apenas um copo d’água ou limpar o quintal de casa com a água reutilizada da máquina de lavar e bombeada por uma engenhoca montada por eles.

“Pesquisamos novas formas de economizar água. Queríamos coisas simples, úteis, e fácil para a pessoa poder fazer em casa. Trabalhamos nesses projetos por duas semanas, com a vontade de mostrar que com poucos materiais é possível fazer a sua parte”, disse a aluna Ana.  “A gente se sente muito feliz em estar reutilizando a água e podendo ajudar todo mundo com ideias”, concluiu.

Já as crianças, professores e coordenadores da creche Pequenos Brilhantes, do Santo Antônio, optaram por esclarecer o mito do desperdício de água da bica do Santo Antônio, através de uma réplica da fonte e orientações em forma de literatura de cordel. De acordo com a coordenadora Wanda Biguetto, muitos moradores do Bairro acreditam que a água jorrada da bica próxima à escola é desperdiçada, “no entanto, poucos sabem que a água sai do lençol freático e depois retorna para a natureza, pelo próprio córrego Santo Antônio que desemboca no Rio Capivari”, explica a coordenadora.    Iniciado em abril, o trabalho foi feito por 240 crianças de 2 a 3 anos, auxiliadas pelos pais e todos os funcionários da escola.

Abertura reúne prefeito e autoridades

O Emesa contou com a presença do prefeito Junior Finamore, que, acompanhado da primeira-dama Marlene Montelatto, falou sobre o esforço para de reduzir o consumo de água e a conquista de outorga para aumentar a demanda.  “Hoje Louveira consome menos água que há 2, 3 anos atrás. Porque houve um trabalho forte da Prefeitura de conscientização sobre a necessidade de se economizar água que foi muito bem acolhido pela população. As crianças estão sendo instruídas desde cedo nas escolas a ter essa consciência, e acabam até mesmo orientando os país sobre a necessidade de preservar nossos recursos naturais. Parabéns a todos e à criançada que está dando exemplo de conscientização.

Também presente na abertura do evento, a secretária Municipal de Educação, Juliana Euzébio, afirmou que as ações desenvolvidas vão contribuir com o dia a dia da escola, dos pais e alunos “para reforçar a conscientização ambiental”. “São ações realizadas hoje que vão preservar e contribuir com o futuro”, acrescentou.

O secretário de Gestão Ambiental, Claudio Scalli, por sua vez, disse que o Emesa é muito importante porque estimula o conhecimento sobre o meio ambiente, fazendo de todos os envolvidos pessoas mais sábias e conscientes.

Já a diretora de projetos da Secretaria de Água e Esgoto, Verônica Sabatino, destacou os trabalhos que “fomentam melhor destino e uso dos recursos hídricos”.

Estandes da SAE e GA

A Prefeitura de Louveira buscou, através do EMESA, a conscientização da população, especialmente das crianças, quanto à exploração dos recursos naturais e a necessidade urgente da preservação. Em cima desta mudança de mentalidade que vem acontecendo a implementação de programas capazes de promover a importância da educação ambiental e a importância da adoção de práticas que visam a sustentabilidade e a diminuição de qualquer impacto que as atividades venham a ter no ecossistema.

Neste sentido, as secretarias de Água e Esgoto e de Gestão Ambiental apresentaram suas principais ações em um estande montado na frente do ginásio municipal. No espaço da água a esgoto, a população pode conferir banners com descrição das atividades, como a implantação de redes de distribuição de água, aumento na captação de água, tratamento, entre outros. Já na área da Gestão Ambiental funcionários da secretaria distribuíram mudas de árvores e orientaram os interessados sobre os primeiros com as plantas. E em uma TV, eles reproduziram a palestra do ecologista Leonardo Boff.