Cidadão

Empresa

Servidor

Saúde | 06/05/2022

ALERTA - Número de casos de dengue em 5 meses já é o mesmo do que em todo o ano de 2021 em Louveira

Oito novos casos foram confirmados nesta quinta-feira (5) na cidade; Saúde reforça importância de eliminar criadouros do mosquito

A Prefeitura de Louveira confirmou, nesta quinta-feira (5), oito novos casos de dengue na cidade. Com isso, chega a 22 o total de confirmações de casos positivos da doença em 2022. Há ainda 66 casos suspeitos à espera de resultados de exames de laboratório.

A Secretaria de Saúde faz um alerta: em menos de cinco meses, Louveira já tem a mesma quantidade de casos positivos do ano de 2021 inteiro, quando 22 pessoas tiveram a doença.

Os técnicos da Secretaria de Saúde reforçam a importância de que os moradores façam vistorias em seus imóveis, inclusive terrenos e casas fechadas/desocupadas, para eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue. A orientação é para evitar o acúmulo de água em objetos como vasos, garrafas e pneus, já que o mosquito Aedes aegypti põe seus ovos na água limpa parada.

De acordo com o Boletim Epidemiológico da última quinta-feira, dos 22 moradores com diagnóstico positivo, 14 foram contraíram a dengue no município (autóctones), 4 foram contaminados em outras cidades (importados) e 4 ainda estão em investigação.

Segundo os dados, foram 136 casos notificados em 2022, sendo 22 confirmados, 48 descartados e 66 aguardando resultados de exames.

Veja as principais orientações da Vigilância em Saúde e faça a sua parte

Dentro das casas:

- Tampe tonéis e caixas d’água;

- Mantenha as calhas sempre limpas;

- Deixe garrafas ou outros recipientes sempre virados com a boca para baixo;

- Mantenha lixeiras bem tampadas;

- Deixe ralos limpos e com telas;

- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

- Retire água acumulada na área de serviço ou em locais como atrás da máquina de lavar roupa. Áreas externas de casos e condomínios:

- Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

- Limpe ralos e canaletas externas;

- Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;

- Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticados, para evitar formação de poças d’água; - Mantenha objetos que podem acumular água, como pneus, cobertos ou virados de forma que a água não fique parada

- Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa para evitar acúmulo de água.

Denuncie

Você também pode colaborar no combate à dengue denunciando possíveis criadouros do mosquito pelo número (19) 3878-2323, das 9h às 17h.