Cidadão

Empresa

Servidor

Coronavírus | Covid-19 | 26/01/2022

ALERTA - Com 1.869 pessoas infectadas, janeiro tem recorde de casos de covid-19 desde o início da pandemia

Registros nos primeiros 26 dias de 2022 já superam todos os casos do ano de 2020 inteiro e superam em 80% números de junho de 2021, que era o que tinha mais casos desde surgimento do coronavírus

Mesmo sem ter chegado ao fim, janeiro de 2022 já é o mês com o maior número casos de covid-19 registrados em Louveira desde o início da pandemia: foram 1.869 pessoas infectadas em apenas 26 dias, uma média de quase 72 moradores por dia com diagnóstico positivo.

O número supera em 80% os 1.044 casos registrados no mês de junho de 2021, período até então considerado o pico da pandemia.

Os primeiros 26 dias de janeiro também ultrapassam em cerca de 36% a quantidade de diagnósticos confirmados entre todo o período de abril a dezembro de 2020, início da pandemia, quando a cidade contabilizou um total de 1.378 casos da doença. 

"Tivemos mais casos em 26 dias do que em nove meses do primeiro ano de pandemia. É um número alarmante e sabemos que a situação só não está mais grave devido ao avanço da vacinação. Por isso, pedimos que todos mantenham a imunização em dia e respeitem os protocolos de prevenção à covid-19 para que possamos, acima de tudo, salvar vidas", ressalta o secretário de Saúde, Ricardo Barbosa. 

Atendimento médico e internações 

Nas unidades de Saúde, o cenário também é preocupante. De acordo com balanço divulgado pela Santa Casa, somente até o dia 21 de janeiro, 10.114 pacientes com queixa de sintomas respiratórios passaram por atendimento médico na Santa Casa, Pronto Atendimento (PA) do Santo Antônio e Centro de Atendimento (CRL). 

O número é 96% maior que os 5.155 atendimentos registrados em junho de 2021 (considerado o pico da pandemia) e supera em 66,5% o mês dezembro de 2021, quando 6.071 pessoas foram atendidas. As internações, que no final do ano passado apresentavam tendência de queda, voltaram a subir: foram 6 em dezembro e 18 em janeiro, um crescimento de 200%. 

Boletim Epidemiológico 

Somente neste quarta-feira (26), 260 novos casos de covid-19 foram confirmados em Louveira. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, 470 pessoas estão em isolamento domiciliar. 

Na Santa Casa, seis pessoas estão internadas: duas em UTI e seis em leitos de enfermaria. 

Outros oito moradores de Louveira, que ainda aguardam resultado de exame, estão hospitalizados em outras cidades da região: seis em Jundiaí e dois em Campinas. 

Louveira contabiliza, até esta quarta-feira, 8.572 casos de covid-19 e 108 óbitos causados pela doença.

A Secretaria de Saúde reforça que em caso de sintomas respiratórios é fundamental procurar por atendimento médico. 

Prevenção

A Secretaria de Saúde pede que, diante na nova onda de aumento do número de casos de covid-19 e do crescimento nas taxas de contaminação da Influenza, os moradores reforcem os cuidados preventivos para reduzir os riscos de contágio, como o uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento social (sem aglomerações).

Atendimento médico

Em caso de sintomas gripais ou respiratórios, os moradores devem procurar por atendimento médico no Centro de Atendimento instalado no CRL. O local funciona todos os dias, das 7h às 21h, e só recebe as pessoas com sintomas de gripe. Os casos mais graves são encaminhados para a Santa Casa. Os atendimentos pediátricos continuam na Santa Casa e no PA Santo Antônio.

Fique atento aos seguintes sintomas:

- Tosse
- Coriza
- Dor de cabeça 
- Dor de garganta 
- Febre 
- Falta de ar