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Governo | 09/10/2014

Agentes do Cartão Cidadão visitam 3.500 residências em menos de um mês

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Os cadastradores vinculados ao Cartão Cidadão já visitaram cerca de 3.500 residências desde o começo da implantação do programa em Louveira – 15 de setembro. Os agentes percorreram 18 bairros da cidade em menos de um mês, a maioria na região do Santo Antônio.

As visitas nas residências integram a primeira etapa do programa e são necessárias para recolher os dados das famílias e elaborar o documento, que servirá como um ‘passaporte’ de acesso do munícipe aos serviços públicos.

Durante esta semana, a equipe prossegue com os trabalhos nos bairros Jardim São Francisco, Alto da Colina, Residencial Cavalli e Terra da Uva. No sábado, os agentes retornam às margens da Estrada Pau a Pique, que liga Louveira ao parque Hopi Hari.

Com média de 200 visitas por dia, a expectativa da Prefeitura é cadastrar todas as famílias da cidade até o final do ano para dar início ao programa em janeiro de 2015. 

Para se cadastrar, o morador precisa separar alguns documentos, como: RG, CPF, CHN (Carteira de habilitação), Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Declaração de União Estável; e Comprovante de Residência (Carnê de IPTU, Conta de Água ou Energia dos três últimos meses).

Segundo a coordenadora do Cartão Cidadão em Louveira, Valéria Bernini, os agentes efetuam duas visitas esporádicas para colher informações prévias. E se o morador estiver ausente nas duas tentativas, um terceiro encontro será agendado previamente por telefone.

Após a primeira conversa com os cadastradores, os munícipes serão orientados a comparecer em 15 dias à sede do Cartão Cidadão e fornecer informações complementares, além de cadastrar as digitais.

O cartão é um projeto que busca conhecer com detalhe a população e integrar os serviços por meio de um único documento, gerando uma base de dados importante para implantação de políticas públicas de qualidade em diferentes áreas, como saúde, educação, cultura, esporte, assistência social. 

A partir das informações fornecidas pelo cartão de cada munícipe, a Prefeitura poderá elaborar ações segmentadas e aperfeiçoar serviços com maior precisão. O documento vai possibilitar modernizar e estreitar o relacionamento entre a Prefeitura Municipal e o munícipe, assim como agilizar o atendimento nas diversas áreas do setor público.

A Prefeitura estima colocar o cartão em funcionamento a partir do ano que vem, uma vez que sua implantação depende de algumas etapas preliminares, como o cadastramento dos cidadãos, definição dos serviços e capacitação dos servidores públicos.

Mais informações pelos telefones 0800 7722245 (Ouvidoria) ou 3848.1039 (Cartão Cidadão).

Documentos necessários:

RG, CPF, CHN (Carteira de habilitação), Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Declaração de União Estável;

Comprovante de Residência (Carnê de IPTU, Conta de Água ou Energia dos três últimos meses).