Assistência Social | 22/04/2014

Acolhidos em Programa da Prefeitura entregam chocolates para a comunidade

Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (17 de abril), os moradores de rua usuários da Casa de Acolhimento da Prefeitura de Louveira realizaram a entrega de chocolates para a população. A ação aconteceu no Centro e na Praça Nossa Senhora Mãe dos Homens, no Bairro Santo Antônio,  com o intuito de integrar os acolhidos com a comunidade por meio do ato solidário comemorativo a Páscoa. A atividade teve a participação de 11  usuários do programa, além de monitores, membros da equipe técnica e colaboradores.

“Resolvemos fazer esta ação para eles estarem junto com a comunidade, para  se sentirem parte da sociedade e não mais moradores de rua, até porque hoje eles já tem um local para ficar”, explicou a coordenadora do abrigo, Marili Escudeiro. Segundo ela,  o trabalho com moradores de rua  requer muita dedicação e o resultado é gratificante “Este é um trabalho de persistência. Antes não conseguíamos mantê-los dois dias seguidos na casa, hoje já conseguimos semanas inteiras. É muito gratificante vermos o resultado deste trabalho”, contou.

Para Neusa Maria dos Santos Souza, mãe do pequeno Nicolas, de 6 anos, a atividade ensina as crianças terem um olhar sem preconceito “É uma boa iniciativa da Prefeitura  porque  osmoradores de rua  são pessoas de bem que não tiveram oportunidades na vida, e que agora tem a oportunidade de voltar à sociedade, que normalmente não os enxerga ”, disse.  “Muitos não os veem como seres humanos e eles se aproximando das crianças, como hoje, faz com que as pessoas comecem a enxergá-los com outros olhos, sem preconceito”, afirmou a moradora do Parque Brasil.

Aula de chocolate

No último dia 9, dentro das comemorações da Páscoa, a  Casa de Acolhimento também  realizou uma oficina de confecção de ovos de chocolate. A atividade contou com a participação de todos os acolhidos e teve o apoio da Divisão de Inclusão Produtiva da Secretaria de Assistência Social que disponibilizou a professora de culinária Elaine Araújo, da Belle Cousini, que  ensinou as técnicas para fazer os ovos.

Abordagem

O serviço de Abordagem Social é feito diariamente pelo Centro Terapêutico Educacional Cristão juntamente com o CREAS, que é serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade que faz parte da divisão de proteção Especial da Secretaria de Assistência Social. Ele acontece de forma continuada e programada, com a finalidade de identificar a incidência de trabalho
infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, dentre outras. As ações são desenvolvidas em praças, entroncamento de estradas, fronteiras, espaços públicos, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, entre outros. O Serviço de Abordagem promove o acesso do indivíduo ou família à rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos direitos.