Segurança | 14/03/2023

Ações da Operação Verão continuam em Louveira durante período de fortes chuvas

Objetivo da ação é agir sobretudo na prevenção, com integração às secretarias em ações como limpeza de bueiros, e ações emergenciais causados por fortes chuvas que acontecem no Verão até o final de março

A Prefeitura de Louveira, por meio da Defesa Civil da Secretaria de Segurança e a Secretaria de Serviços Púiblicos, segue com a Operação Chuvas de Verão 2022/2023. Com o objetivo de prevenir e, ao mesmo tempo, auxiliar nas ações de limpeza após as fortes chuvas do Verão, a ação iniciou em dezembro e continua até o final de março. Com as chuvas intensas, a equipe mobilizou a estrutura de proteção para conter os danos e evitar incidentes.

As chuvas apareceram em um volume bem acima do esperado, causando transtornos não só no município de Louveira, mas em várias outras cidades da região. Até agora, já choveu aproximadamente 70% do esperado para o mês de março. Com as chuvas, a demanda por serviços públicos como poda e corte de árvores, limpeza de ruas e galerias de captação de águas pluviais e manutenção de estradas aumentou muito.

Dessa forma, a Defesa Civil de Louveira tem realizado constantes vistorias nas áreas suscetíveis a deslizamentos e inundações, sugerindo ações emergenciais para conter os problemas causados pelas chuvas intensas.

Uma delas foi a autorização para execução emergencial da limpeza das margens do Córrego Hugo Picchi e do Córrego Santo Antônio, que não estão sendo capazes de conter o grande volume de água das chuvas em seus leitos. Os trabalhos estão sendo realizados pela Prefeitura, por meio da secretaria de Serviços Públicos, acompanhados de perto pela equipe da Defesa Civil.

“Ainda temos mais de quinze dias de Operação Chuvas de Verão, e a prefeitura tem feito todo o trabalho preventivo a fim de minimizar os estragos causados neste período”, disse o Secretário de Segurança Osvaldo Candido.

A Operação Verão é realizada em todos os municípios do Estado, sob a coordenação da Defesa Civil Estadual. O Plano de Contingência, que tem como objetivo preparar a cidade para esses eventos, cria uma estrutura operacional e de ação integrada para o caso de emergências como enchentes, inundações, deslizamentos ou outros incidentes na cidade.

Essa estrutura fica responsável por acionar os diversos serviços da Prefeitura para atendimento em casos de ocorrências, incluindo desde questões de limpeza, segurança, obras e logística até os serviços de saúde e assistência social, entre outros.

A Defesa Civil trabalha na prevenção. Toda a cidade foi mapeada pelo Instituto de Pesquisa Tecnológicas – IPT, sendo assim, é possível identificar os pontos suscetíveis a deslizamentos e inundações, onde são solicitados serviços como limpeza de córregos e rios, limpeza de galerias de águas pluviais, verificação do sistema de micro e macrodrenagem, construção de muros de contenção e outras ações que a Defesa Civil entenda ser necessária para o período de chuvas mais intensas. Além disso, a Unidade do Corpo de Bombeiros tem como atribuição a busca e salvamento de pessoas vítimas de deslizamentos e inundações.

Serviços Públicos

Parte fundamental da Operação Verão, os serviços de zeladoria e limpeza estão acontecendo e forma ininterrupta desde o final de semana para atender as intercorrências que aconteceram com a tempestade de sábado.

De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Clayton Finamore, as equipes trabalharam em regime de plantão no sábado e domingo, mas as ações continuam durante toda esta semana com poda de árvores e galhos, limpeza de bueiros entupidos, desobstrução das ruas nos casos de quedas de árvores e manutenção em geral.

Devido aos serviços urgentes, a Secretaria de Serviços Públicos adiou o início da 17ª edição da operação Prefeitura Bairro a Bairro, que começaria nesta segunda (13) nos Parque dos Sabiás, Laranjeiras, Vila Realle e Guembê, porém, também nestes bairros a equipe esteve realizando as ações da Operação Verão, assim como em diversos pontos da cidade.

“Foram muitas as ocorrências devido à chuva forte do final de semana. Na Avenida José Mamprim, por exemplo, uma parte considerável da lateral do córrego cedeu com a tempestade e caiu no córrego, e como nossas equipes estão sempre em alerta por toda a cidade, conseguimos prontamente retirar o grande pedaço de comcreto da água, até mesmo para evitar inundação”, conta o Secretário de Serviços Públicos, Clayton Finamore.

Serviço

A Defesa Civil disponibiliza um serviço de mensagem (SMS) para avisar diretamente os cidadãos sobre riscos de tempestades ou outros eventos climáticos. O serviço de texto fornece informações meteorológicas sobre qualquer um dos 645 municípios do Estado de São Paulo.

Para ter acesso, o morador deve realizar o cadastramento enviando um SMS para o número 40199. Basta digitar o CEP da sua residência ou de outros locais de interesse.

Conforme a Lei 12.340/14, que trata da prevenção aos riscos de desastre, é obrigatório que empresas de telefonia móvel transmitam, gratuitamente, informações de alerta à população.

O serviço é gratuito e a pessoa pode cadastrar quantos CEPs quiser, desde que cadastre um por mensagem.

Em caso de emergência ligue para Guarda Militar pelos números 153 ou (19) 3878-1512.