Obras | 12/02/2015

A mesma Estação Ferroviária, cem anos depois

Estação

Símbolo do surgimento de Louveira, a Estação Ferroviária está em obras de restauração. Daqui a alguns meses, a população vai poder andar pelas plataformas de embarque como elas era há cem anos. As obras agora estão bem ali, na plataforma de embarque, onde está sendo feito o jateamento do teto – por isso, o fechamento nas laterais, protegendo o trabalho. E mais: esse ano a estação da cidade terá sua história contada como tema da 48ª Festa da Uva de Louveira e 5ª Expocaqui.

O projeto de restauração que a Prefeitura está realizando com o objetivo de remontar a textura e as cores originais do prédio inaugurado em 1915, além de reformar as estruturas deterioradas para transformar o principal cartão postal da cidade em um espaço cultural, turístico e de convício social.

Detalhes da obra

Também está sendo feita a remoção dos azulejos que, com o passar dos anos, foram soltando da estrutura e deixando lacunas que hoje estão preenchidas com argamassa. Os funcionários da obra, no entanto, estão retirando a argamassa e removendo cuidadosamente as peças soltas, para em seguida recupera-las e reintegrá-las. As lacunas serão preenchidas com azulejos novos, produzidos com o mesmo design do antigo.

No depósito, onde os forros estão danificados, será preciso substituir a madeira por material em cedrinho e com as mesmas dimensões. Já os sanitários terão equipamentos modernos, mas sem perder seu valor histórico. Nesta parte, serão acopladas cabines PNE para proporcionar sanitários separados para os dois gêneros.

As intervenções estão sendo feitas com muito critério para não descaracterizar o imóvel, que é patrimônio histórico tombado pelo Condephat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo).  Antigamente a estação era um o principal ponto de referência da cidade e a intenção da Prefeitura é que no final do restauro, a Estação tenha a mesma beleza de antes proporcionando aos moradores antigos rememorar as boas lembranças de décadas atrás.

História contada na maior festa da cidade

A Estação Ferroviária terá sua história contada como tema da 48ª Festa da Uva de Louveira e 5ª Expocaqui, que acontece de 16 a 31 de maio (veja matéria sobre a coroação da rainha na página xxxx).

Todo esse cenário do passado está sendo recriado pelo artista plástico Lima. Segundo ele, aFesta da Uva de Louveira 2015, vem contar um pouco da sua história. O Complexo Ferroviário, (Estação Ferroviária de Louveira) foi o local escolhido. “Seus equipamentos arquitetônicos serão reproduzidos tematicamente no recinto da Festa da Uva, com isso, vamos trazer a história dos nossos imigrantes, que fizeram parte do nosso desenvolvimento, (agropecuário) tornando o município reconhecido nacionalmente”, afirma.

Mais detalhes na Festa da Uva 2015 nas próximas edições da Imprensa Oficial.