Governo | 06/10/2015
350 jovens são dispensados do serviço militar em Louveira

Cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional reuniu autoridades municipais e do exército
Cerca de 350 jovens nascidos em 97 participaram na manhã de sexta-feira (2) da Cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, Bairro Santo Antônio. Como já é tradicional, o ato marca a dispensa dos jovens da prestação de serviço militar, além de reforçar valores como cidadania e honra a pátria.
Organizada pela Junta de Serviço Militar (JSM), o evento contou com a participação do prefeito e presidente da JSM de Louveira, Junior Finamore, e do delegado da 19ª Delegacia de Serviço Militar de Jundiaí, o tenente do Exército Marcos José da Silva; além da presença de familiares dos jovens e autoridades civis e militares.
Na opinião de Finamore, a cerimônia sela um compromisso dos jovens com a nação. “Os louveirenses não são convocados para compor o exército, mas ajudam a pátria respeitando as famílias, o próximo, e ajudando a construir a cidade e o País. Desejo que vocês façam do Brasil um país cada vez mais progressista, um país de futuro”, discursou o prefeito Junior Finamore.
Para o 1º tenente Marcos José, os jovens atingiram “a plena cidadania, passando da adolescência para a vida adulta”. “Cada cidadão é um soldado, que vai ajudar a construir o bem-estar comum, um município, um estado e uma pátria melhor”, afirmou o tenente do Exército.
A cerimônia foi iniciada com a recepção às bandeiras nacional, estadual e municipal, conduzidas pela equipe de honra da Guarda Municipal de Louveira. Logo após, os jovens dispensado do serviço militar prestaram o compromisso à bandeira nacional, seguido pela entonação dos hinos Nacional e de Louveira.
Já no final da solenidade, a Junta de Serviço Militar de Louveira realizou a entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação aos 350 jovens, que foram lembrados que podem ser convocados pela presidência da República para servirem à Pátria até os 45 anos. O pracinha Alberto Biaggio, que serviu o Exército durante a segunda guerra mundial, também acompanhou a entrega dos documentos.
O juramento à bandeira é uma cerimônia prevista no artigo 217 do Regulamento da Lei do Serviço Militar, em que o cidadão assume, diante do símbolo máximo da Pátria, o compromisso de estar à disposição do Exército Nacional em convocações emergenciais.