Cultura & Eventos | 10/07/2014

2ª Festa das Tradições Nordestinas de Louveira começa no dia 26 de julho

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal, em homenagem a toda comunidade migrante nordestina de Louveira, promove a “2ª Festa das Tradições Nordestinas”. Neste ano, o evento será realizado em dois finais de semana – 26 e 27 de julho e 2 e 3 de agosto, à partir das 10h, na Área de Lazer do Trabalhador (Rod. Romildo Prado , Km1). O objetivo da festa, que terá entrada gratuita, é difundir e compartilhar as delícias gastronômicas e a cultura desse povo que faz parte do contexto cultural da cidade.

Para o prefeito Junior Finamore, a festa já faz parte do calendário louveirense e representa uma grande homenagem ao povo nordestino, que “migrou até Louveira e ajudou a construir a desenvolver esta cidade”.  “Há uma parcela muito grande de nordestinos e descendentes na cidade que, juntamente com o povo nascido aqui, contribui para o crescimento e desenvolvimento do município. A Festa das Tradições Nordestinas é uma forma de homenagear esses migrantes e ao mesmo tempo proporcionar um convívio prazeroso, em um ambiente com muitas atrações e boa comida”, afirmou.

A Festa das Tradições Nordestinas contará com uma grande variedade de barracas com comidas típicas como tapioca, acarajé, pastel nordestino, feijão tropeiro, baião de dois, buchada de bode e sarapatel. Também haverá barraca de cachorro quente, crepes, lanches, quentão, vinho quente, espetinho, sorvete, churros, cerveja, refrigerante, trailer do chopp, entre ouras. Para as crianças a diversão será garantida com diversos brinquedos infláveis.

Principais Atrações

No primeiro dia da festa (26/07), muito forró com a banda Bicho de Pé, a partir das 16h. Já à noite o arrasta-pé é com o cãozinho dos teclados, Frank Aguiar, que sobe no palco principal às 22h.

No dia seguinte, às 16h, muita rima e humor com os repentistas Caju e Castanha e, mais tarde, às 21h, a ‘sessão comédia’ continua com o cantor Falcão (que dispensa apresentações).

Já no último sábado de festa o bate-coxa arretado é por conta de Zelito do Acordeon (às 16h) e Mano Walter (22h).

O talento de Dominguinhos, Gonzagão e outras vozes que fizeram a música nordestina romper fronteiras estaduais também terá vez na festa, ao som da Banda de Pífanos de Caruaru (domingo, 3 de agosto, a partir das 16h). E, para encerrar o festejo, uma canja de forró universitário com o grupo Falamansa (3 de agosto, 22h).

Quadrilha

Todos os dias de festa terá a apresentação da quadrilha Tio Bola. O grupo, composto por cerca de 30 dançarinos adornados com roupa de carnaval, se destacou na multidão da primeira edição e promete agitar as tardes de festa. Vindos de São Vicente, eles formavam a quadrilha tricampeã estadual e campeã intermunicipal.

Feira de artesanato

A música e a comida típica nordestina já dominaram o sul e o sudeste. Porém, o artesanato de lá ainda é um pouco desconhecido. Pensando em difundir esta cultura por aqui, a organização da festa promove este ano uma feira, com vendas de arte em fuxico, renda filé, bonecos de pano, arte em fibra de bananeira e redes.