Saúde | 15/02/2017

2º Mutirão Regional de Combate ao Aedes Aegypti acontece em Louveira neste sábado

O mutirão regional contra a dengue vai passar em Louveira neste sábado, 18, a partir das 8h com o objetivo de vistoriar imóveis e tirar dúvidas dos munícipes sobre o mosquito transmissor Aedes Aegypti. Os operadores de zoonoses e técnicos da Secretaria de Saúde vão passar por apartamentos, casas, comércios, praças e terrenos baldios com panfletos de orientação e fiscalização.

Os bairros contemplados para receber o mutirão esta semana são Residencial Serra Azul, Bairro Cidade Jardim e Jardim Lago Azul. Lembrando que a Vigilância em Saúde realiza, a cada quinze dias, mutirões que passam por diversos bairros da cidade com orientações e com o objetivo de eliminar focos de dengue no município.

Fique Atento!

O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada dos mosquitos.

Dengue Clássica

• Febre alta.
  • Forte dor de cabeça.
  • Dor atrás dos olhos.
  • Perda do paladar e apetite.
  • Manchas na pele (semelhantes ao sarampo), principalmente no tórax e membros superiores.
  • Náuseas e vômitos·
  • Tonturas.
  • Extremo cansaço.
  • Moleza e dor no corpo.
  • Muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue hemorrágica

A diferença entre a dengue hemorrágica e a dengue clássica são as alterações na coagulação sanguínea. Os sinais de alerta começam a surgir quando a febre acaba:

• Dores abdominais fortes e contínuas.
  • Vômitos persistentes.
  • Pele pálida, fria e úmida.
  • Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
  • Manchas vermelhas na pele.
  • Sonolência, agitação e confusão mental.
  • Sede excessiva e boca seca.
  • Pulso rápido e fraco.
  • Dificuldade respiratória.
  • Perda de consciência.

Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.
O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma.
O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.
A dengue hemorrágica tem cura e o seu tratamento envolve principalmente o controle da hidratação através de injeção de soro na veia e, por isso, pode ser necessário ficar internado no hospital.

Como combater o mosquito

• Mantenha a caixa d’água sempre fechada.
  • Limpe as calhas com freqüência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
  • Não deixe a água da chuva acumulada na laje.
  • Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
  • Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água.
  • Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
  • Guarde garrafas de cabeça para baixo.
  • Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto e abrigados da chuva.
  • Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada.
  • Não jogue lixo em terrenos baldios.