Educação | 30/07/2014

1ª Festa da Tradição e Cultura Brasileira mobiliza mais de 600 alunos da Odair Montelatto

festa

A coordenação da Escola José Odair Montelatto, no Burch, organizou na última sexta-feira (25 de julho), a 1ª edição da Festa da Tradição e Cultura Brasileira, que movimentou mais de 600 alunos, além de professores e funcionários.

O objetivo da celebração, de acordo com a secretária Municipal de Educação, Juliana Euzébio, foi “resgatar as tradições regionais” e “identificar as maravilhas culturais existentes em todo o Brasil”.

Diante de uma plateia repleta de familiares, cada série fez apresentações que remetem as danças típicas de cada localidade. Além de esquadrinhar os ritmos musicais de todos os cantos do Brasil, os alunos estudaram durante o período escolar a culinária, o artesanato e o vocabulário locais.

O nordeste, por exemplo, foi representado pelas crianças da 1ª série do Fundamental I, que levaram ao Ginásio da Odair Montelatto o Forró com a batida de triângulo e a Ciranda. Já os alunos do 5º ano, Jardim I e Jardim II apresentaram a cultura musical do Sudeste, com o Hip Hop, Samba e Sertanejo – respectivamente.

Para a diretora Sônia Siqueira, a festa é importante porque “agrega professores, pais e alunos, independente de suas crenças religiosas”, já que a Festa Junina – ou Festa de São João, como também é conhecida – é uma celebração católica e, por isso, não atrai estudantes de outras religiões.

Já a coordenadora do Fundamental da escola, Carmem Bonelli, destacou o método de ensino utilizado para a elaboração das apresentações. “A festa estimula a busca por conhecimentos sobre a todas as regiões do Brasil de uma forma que o aluno aprenda e se divirta ao mesmo tempo”, opina.

A iniciativa de substituir a festa junina pela Festa da Tradição recebeu o apoio dos pais. A maioria salientou a importância de valorizar o mosaico cultural que se tornou Louveira durante o período de industrialização, quando a cidade recebeu migrantes de todo o País.

A dona de casa Sara Maria Lorenço, mãe da pequena Angel, de 3 anos, conta que achou a festividade “bacana” principalmente porque sua filha fez uma homenagem à terra de seu esposo - a região nordeste. Ela acrescentou também que sua filha “se desenvolve muito com esse tipo de aprendizado, que junta brincadeira e ensino” e elogiou a Secretaria de Educação e a coordenação da escola pela iniciativa.

Já para o almoxarife Jonyes César, pai de Antony César, 4, a festa é uma forma de homenagear todos os moradores  das cinco regiões do Brasil que “adotaram Louveira como sua cidade”. “É muito legal essa ideia (de realizar a Festa) porque aqui em Louveira têm pessoas de todas as regiões, e esta é uma forma de homenagear todas essas culturas”, diz, “foi algo bem pensado, tomara que se realize mais vezes”.

Com o sucesso da primeira edição, a direção da Odair Montelatto informa que a Festa será organizada todos os anos.

Prestigiaram a festa também a vice-prefeita Neusa Orestes e a primeira-dama Marlene Montelatto.

Apresentações:

Região Sul: Dança Vanerão – 3ª série