Cidadão

Empresa

Servidor

Saúde | 18/05/2020

18 de Maio: Dia da Luta Antimanicomial

18 de maio é o dia que marca o direito das pessoas com transtornos mentais serem cuidadas em liberdade.

Este adoecimento desequilibra e abala as relações humanas, afeta o bem estar das pessoas com a necessidade de lidar com situações limites, adicionando angústia, ansiedade e medos.

 

Luta antimanicomial

Estamos vivendo um cenário de quarentena que implica no isolamento, isso nos possibilita imaginar a triste realidade das pessoas com transtornos mentais que eram sucumbidas às internações psiquiátricas como única maneira de cuidado. Os pacientes sofriam quando eram institucionalizadas em manicômios, grandes hospícios, com internação prolongada segregando-as do espaço familiar e social.

Para o tratamento utilizava-se de recursos que iam desde a administração excessiva de medicamentos até aplicação de estímulos elétricos ou o uso de procedimentos cirúrgicos. O objetivo das instituições psiquiátricas era utilizar dispositivos que caminhassem na direção da correção do que sinalizava "anormalidade". Era uma época em que a atenção não era a pessoa, mas a doença psiquiátrica.

 

CAPS Louveira

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Louveira é um serviço criado para acolher os pacientes com transtornos mentais e dependência química que necessitam de um acompanhamento multiprofissional de forma humanizada, considerando as particularidades e necessidades específicas de cada um, para que tenham condições de reintegração na sociedade.

Além da atenção diária, o serviço do CAPS promove ações nas áreas de educação, trabalho, esporte, cultura e lazer, que são essenciais para a qualidade de vida das louveirenses atendidos.

O CAPS fica na Rua Capitão Pereira, 55, Vila Bossi. Telefone (19) 3878-0926 ou 3878-3643.