Educação | 21/08/2021

17º EMESA - Alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil realizam atividades voltadas à educação ambiental

Projeto Gota D’água e Metas da Agenda 2030 foram os temas dos trabalhos feitos pelas crianças

Alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil das escolas municipais de Louveira desenvolveram, durante a última semana, diversas atividades baseadas no Projeto Gota D’água, do Consócio PCJ.

A ação faz parte do 17º Encontro Municipal de Educação e Sustentabilidade Ambiental (EMESA), que este ano desafiou os alunos a elencarem as Metas da Agenda 2030, com o objetivo de intensificar as ações de Educação Ambiental no município. 

Dentro da atividades propostas, as crianças desenvolveram atividades pedagógicas, estimulando ações para a construção do chamado “Futuro que queremos”. 

Os alunos do Ensino Fundamental também puderam contar com  o enriquecimento e parceria dos Programas da Secretaria de Gestão Ambiental, por meio de aulas nas salas virtuais da plataforma LouveiraEduca. 

Agenda 2030
A Secretaria de Educação ressalta que, de acordo com a Agenda 2030, é preciso ter sempre em mente os seguintes objetivos: erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras, garantir também a dignidade e igualdade, vidas prósperas e plena em harmonia com a natureza, proteger os recursos naturais, o clima de nosso planeta para as gerações futuras, promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas.

Projeto Gota D’água

O Projeto Gota d’Água foi criado em 2015 visando aumentar a abrangência das atividades do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ, permitindo assim que os projetos desenvolvidos pelo público não formal (com atuação fora do ambiente escolar) pudessem ser reconhecidos e incentivados. O Projeto Semana da Água, criado em 1994 pelo Consórcio PCJ para o público formal, continua sendo aplicado em alguns municípios, e hoje faz parte das atividades desenvolvidas no âmbito do Gota d'Água.

O Projeto tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental voltadas à gestão da água, envolvendo o público formal (escolas) e o não-formal (comunidade).

Conteúdo 
A importância da água para todos os seres vivos é o tems que tem sido abordado nas aulas dos alunos dos 4° anos do Ensino Fundamental, desde o início do ano letivo.

Inicialmente, as escolas abordaram a importância desse recurso, visto que há um dia especialmente marcado como Dia da Água.

Além dos conteúdos do material didático, houve destaques para a Década do Oceano (2021- 2030), que tem como objetivo conscientizar a população global sobre a importância dos oceanos e mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada em ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares.

Ainda durante o EMESA 2021, os alunos aprenderam, por vídeos e explicações durante as aulas remotas, o que é saneamento básico, a importância para o homem e a relação a água potável.

Os alunos também conheceram a importância dos mananciais e tiveram seu primeiro contato com o Projeto Tabarana, desenvolvido pela Secretaria de Gestão Ambiental.