Educação | 21/08/2017
13º EMESA realizado sábado (19) abordou tema ´Consciência Ambiental na Escola´
O 13º Encontro Municipal de Educação e Sustentabilidade Ambiental (EMESA) aconteceu no último sábado (19) com o tema ‘Consciência Ambiental na Escola’. O evento, que ocorre anualmente desde 2005, conta com as parcerias entre a Prefeitura Municipal de Louveira e as Secretarias de Gestão Ambiental e de Educação; além da participação de professores e alunos das escolas municipais, estaduais e particulares dos ensinos infantil, fundamental e médio.
A Prefeitura de Louveira disponibilizou a Área de Lazer do Trabalhador com um espaço organizado em 20 estandes, agrupados por escolas, onde alunos e professores puderam expor seus projetos além de exibir, através da música e dança a temática abordada deste ano.
Um dos destaques foi o projeto do ‘Centro Educacional de Convivência Infantil (CECI) Mundo Maravilhoso’ que realizou, juntamente à cozinha piloto, um trabalho na redução do uso de copos plásticos. As frutas, que antes eram cortadas e servidas em copos plásticos passaram a serem servidas em pedaços maiores sem o uso do plástico. Já os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental ‘EMEF José Pereira Dutra’, ‘EMEF Ângelo Argenton Filho’ e ‘EMEF Cônego Luiz G. Biasi’ construíram hortas orgânicas dentro das respectivas escolas onde fazem o plantio e cuidado das hortaliças orgânicas.
Outro destaque foi a ‘Escola Estadual Prof. Joaquim Antônio Ladeira’ com a cisterna para captação de água da chuva. Este sistema já se encontra em funcionamento na escola onde a água captada é direcionada para a caixa d´água e utilizada para a lavagem do chão da escola.
Os alunos também concorreram ao prêmio de melhor desenho sobre o tema do EMESA desta ano e a aluna Danielle de Souza da ‘EMEF Angelo Argenton Filho’ foi a ganhadora do concurso. Além de receber uma premiação, ela teve seu desenho exibido como logo do Programa de Educação Ambiental de Louveira. Os 18 alunos finalistas receberam medalha e certificado.
Sobre o EMESA e sua importância
O Encontro Municipal de Educação e Sustentabilidade Ambiental (EMESA) busca pela conscientização através de pequenas mudanças no comportamento cotidiano. Tais mudanças são incentivadas por meio da implantação de programas capazes de promover a sustentabilidade e a diminuição dos impactos causados no ecossistema como, por exemplo, o Programa de Educação Ambiental de Louveira; composto por uma variedade de projetos ambientais educativos para alunos da rede municipal de educação.
No evento estiveram presentes o prefeito Junior Finamore, a primeira dama Marlene Finamore, a secretária de educação Juliana Araújo e o secretário de gestão ambiental Cláudio Scalli que ressaltaram o “EMESA como um dos resultados dos trabalhos que estão sendo realizados pela prefeitura nas áreas de educação e meio ambiente” e que “a escola não é apenas espaço para alfabetização, mas também para a formação da cidadania e democracia”.
O prefeito Junior Finamore, ao fazer uso da palavra, discorreu sobre as inúmeras benfeitorias e melhorias na qual a atual administração vem trabalhando, bem como a recente pesquisa que aponta Louveira como uma das cidades com maior cobertura de área verde da região, o plantio de 12.500 mudas de árvores, o importante trabalho da Brigada de incêndio de Louveira, não somente no período de seca apagando focos de incêndio, como também na viabilização de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) que garantem a segurança de uso dos prédios públicos, os recursos do FEHIDRO, o Plano Diretor de Saneamento que na gestão atual, hoje é capaz de tratar 60% do esgoto, o que antes seria descarregado diretamente no rio Capivari.
Tais ações são creditadas à questão ambiental na qual envolve a todos. “A questão ambiental nos afeta e nós afetamos o meio ambiente. É necessário encontrarmos um ‘meio termo’ para que haja a boa convivência entre o ser humano e a natureza.” – encerrou o prefeito Junior Finamore.
Ao final, foi destacada a importância do trabalho da Brigada de Incêndio de Louveira e a conquista deste serviço para o município. Também foi prestada uma homenagem para esta equipe que 'com bravura coloca sua própria vida em risco'.
Confira abaixo a lista completa das ações realizadas pelos alunos e professores de cada escola:
CECI PEQUENO PRÍNCIPE
Projeto: Reaproveitamento de copos plásticos para plantio de plantas
CECI PICA PAU AMARELO
Projeto: Construção de brinquedos com sucata
CECI PARAÍSO DO SABER
Projeto: Reutilização de material escolar e transformado em arte
CECI MUNDO MARAVILHOSO
Projeto: Redução do uso de copos plásticos em parceria com a cozinha piloto
CECI HERDEIROS DO FUTURO
Projeto: Montagem de composteira com água de chorume
CECI PEQUENOS BRILHANTES
Projeto: Construção de um robô computadorizado feito de latas
CEIL INFANTIL CENTRO
Projeto: Elaboração de livro sobre como evitar desperdícios da água
CEIL INFANTIL BAIRRO
Projeto: Uso de material reciclável na confecção de instrumentos musicais
CEIL PROFª APARECIDA EUFRÁSIA G. YEMBO
Projeto: Solidariedade pequenos atos, grandes transformações
CEIL FUNDAMENTAL BAIRRO
Projeto: COPS: Conscientização sem Omissão para a Preservação com Orientação para a Sustentabilidade
CECOINS ALTOS DA COLINA, SANTO ANTÔNIO, MUNDO DA ALEGRIA, VERA CRUZ e CHAPEUZINHO VERMELHO II
Projeto: Leitura com temas ambientais incentivando a interação familiar
E.E PROF. JOAQUIM ANTÔNIO LADEIRA
Projeto: instalação de cisterna para captação de água pluvial e reuso para a escola
E.E PROF. ALBERTO FERREIRA REZENDE
Projeto: Horta hidropônica
EMEI PEDRO MIQUELETTO
Projeto: Elaboração de livro de receitas com uso total de todos os alimentos
EMEI PREFEITO NICOLAU FINAMORE
Projeto: Reutilização de materiais recicláveis e Uso consciente da energia elétrica
EMEFS JOSÉ PEREIRA DUTRA, ÂNGELO ARGENTON FILHO e CÔNEGO LUIZ G. BIASI
Projeto: Plantio de horta orgânica dentro das escolas
EMEF ODILON LEITE FERRAZ
Projeto: Restauração de livros e produção de sala de leitura
EMEF MELISSA SICALHONI
Projeto: Quem quer bem, cuida do que tem
EMEF VILA PASTI
Projeto: Reconstrução de brinquedos, livros e gibis e doação para ONGs
EMEF JOSÉ ODAIR MONTELATTO
Projeto: Minhocário e compostagem