Gestão Ambiental | 06/06/2019

Programas municipais de sustentabilidade garantem altas taxas de reciclagem

A Prefeitura de Louveira mantém um avançado programa de incentivo a reciclagem que engloba todas as etapas do processo desde a coleta até o destino às empresas.

O trabalho começa nas campanhas de conscientização para separar o material reciclável nas residências, comércios e indústrias e continua na facilidade logística oferecida aos cidadãos com a entrega gratuita de 56 mil sacos verdes por mês e a coleta em 100% do município, inclusive área rural. Apenas 4 cidades do Brasil oferecem esta cobertura.

Centro de Gerenciamento de Resíduos

A prefeitura oferece uma estrutura completa que trata 140 toneladas de materiais recicláveis ao mês. Com investimentos da administração municipal, o galpão teve uma ampliação de 50% da área, entrada exclusiva para carga e descarga, recepção, biblioteca, sala para educação ambiental, banheiros e vestiários adequados, além de adaptação para portadores de necessidades especiai.

O local possui todos os equipamentos necessários, como esteira, prensa hidráulica, elevador de carga, balança eletrônica e empilhadeira para que os recicláveis sejam separados, compactados e destinados às empresas que reutilizam como matéria prima para novos produtos.

Todo o resultado da venda do material é destinado diretamente aos 40 trabalhadores organizados no modelo de cooperativa que, além de distribuir de acordo com a produtividade, ainda paga a contribuição do INSS de cada cooperado.

Com esta estrutura, Louveira alcançou um índice de 85% da taxa de reciclagem, oferecendo mais qualidade de vida, sustentabilidade e geração de renda.