Gestão Ambiental | 06/06/2019

Louveira é certificada como uma das cidades mais sustentáveis do estado

A Prefeitura de Louveira tem como planejamento central o desenvolvimento sustentável do município por meio de leis ambientais e revisões do Plano Diretor.

Devido a esses esforços, a cidade ganhou o reconhecimento do Governo do Estado pela eficiência na gestão ambiental louveirense. Desde 2018, Louveira é certificada no Programa Município VerdeAzul, a mais importante avaliação do setor.

O programa avaliou as ações de todas as cidades paulistas durante o ano e certificou as que melhor desempenharam a agenda ambiental. Louveira se destacou pelo incentivo de boas práticas ambientais oferecidas pela prefeitura, como o IPTU Verde e o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

PSA

O objetivo do projeto é implantar ações de proteção aos recursos hídricos, à formação de fragmentos florestais e adequação ambiental da propriedade mediante o recebimento de contrapartida a ser financiada pela prefeitura.

A adesão ao Programa é opcional e voluntária. Os agricultores firmam um termo de adesão onde são definidos os compromissos, requisitos, prazos e demais condições a serem cumpridas.