Gestão Ambiental | 05/06/2019

Prefeitura apresenta programas ambientais para empresa multinacional de embalagens plásticas

Dando início à programação da Semana do Meio Ambiente em Louveira, a prefeitura realizou uma visita a Brasalpla para apresentar as políticas ambientais desenvolvidas no município.

Na manhã de segunda-feira (3), os representantes da prefeitura divulgaram em um estande na empresa ações como a entrega gratuita dos sacos verdes e a coleta seletiva que atende 100% da cidade.

O objetivo é aproximar o poder público e as empresas do município em ações de preservação do meio ambiente e qualidade de vida para os cidadãos. Cerca de 95% da mão de obra da empresa é composta por louveirenses.

Cooperativa de reciclagem

O primeiro resultado desta parceria surgiu já durante a visita, quando a empresa mostrou interesse em comprar a matéria-prima plástica diretamente do Centro de Gerenciamento de Resíduos. A compra direta beneficia os trabalhadores da cooperativa por negociar no preço real do material, sem taxas de intermediários.

A negociação é inédita para a multinacional que tem 190 fábricas instaladas em 150 países e é líder mundial na fabricação de embalagens.

Selo Verde

Outro importante fruto da apresentação dos programas municipais de incentivo às práticas sustentáveis foi o início das tratativas para homologação da empresa no Selo Verde.

Lançado em 2016, o selo certifica empresas dos setores de indústria, condomínios, comércio e serviços que mantenham ações de preservação ambiental, uso consciente dos recursos e manejo correto dos resíduos.