Gestão Ambiental | 17/05/2019

Com 100% da cidade coberta pela coleta seletiva, Louveira comemora Dia Mundial da Reciclagem

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, tem investido no aprimoramento de políticas públicas em benefício do meio ambiente e da qualidade de vida para a população.

A estrutura de coleta seletiva louveirense contempla todas as etapas do processo, com campanhas informativas da maneira correta de separar o lixo, a distribuição gratuita dos sacos verdes que são coletados pelos caminhões que percorrem 100% dos domicílios da cidade, inclusive na área rural. Apenas 4 cidades do Brasil oferecem a coleta em 100% do território.

Todo o material é entregue no Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR), que foi criado pela prefeitura com todos os equipamentos necessários, como esteira, prensa e empilhadeira para que os recicláveis sejam separados, compactados e destinados às empresas que reutilizam como matéria prima para novos produtos.

Além do benefício ambiental, o CGR ainda gera emprego e renda para as famílias dos 40 membros da cooperativa. Com este sistema, o CGR trata cerca de 140 toneladas de recicláveis ao mês.

Reduzir o lixo que vai para os aterros e poupar os recursos naturais reciclando a matéria prima são ações que geram mais qualidade de vida para os louveirenses.