Gestão Ambiental | 12/04/2019

Semana da Água promove ações de desenvolvimento sustentável em Louveira

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, realizou atividades com o objetivo de incentivar o desenvolvimento sustentável.

A programação começou no dia 18, com novas adesões ao programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), que tem como objetivo a proteção aos recursos hídricos, proteção e formação de fragmentos florestais, estimulando a preservação dos mananciais em parceria com os produtores rurais.

Seguindo a agenda, no dia 19 foi assinado o contrato dando início à construção da 1.ª represa de Louveira, obra que consta no Plano Municipal de Saneamento Básico criado em 2014 e visa a segurança hídrica do município.

Do dia 1 a 20 de março ocorreu uma grande gincana de coleta de óleo organizada através de uma parceria das secretarias municipais de Gestão Ambiental e Educação. Participaram 18 escolas da rede publica de ensino em um empenho coletivo que coletou mais de 10.000 litros de óleo usado. A gincana teve como objetivo a orientação à população quanto à importância do descarte correto do material, evitando danos ao meio ambiente.

Todos podem contribuir

O óleo usado deve ser descartado em garrafas pet fechadas e colocadas junto com os sacos verdes do programa de coleta seletiva. Todo óleo arrecadado em Louveira é entregue à cooperativa de reciclagem e revertido em renda para os cooperados.