Saúde | 14/02/2019

Vigilância em Saúde alerta para os perigos da leptospirose

A campanha contra leptospirose ganha reforço no período de fortes chuvas, em que aumentam as chances de contato das pessoas com as enchentes.

Para prevenir, a Vigilância em Saúde recomenda evitar o contato com água ou lama de enchentes, contribuir com a limpeza das vias públicas para prevenir entupimentos, sempre descartar o lixo doméstico no local correto, manter quintais e terrenos sempre limpos e armazenar alimentos em locais fechados.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da leptospirose são febre, dores nos olhos, na cabeça e pelo corpo, principalmente nas panturrilhas. Podem também ocorrer vômitos, diarreia e tosse.

Caso apresente algum desses sintomas após contato com água de enchente, procure a unidade de saúde mais próxima.