Educação | 08/02/2019

Louveira volta às aulas com uma das melhores redes de ensino do Brasil

Os cerca de 6.500 estudantes da Rede Municipal de Ensino começaram o ano letivo na melhor estrutura educacional da região.

Em 2018, a prefeitura investiu cerca de 32% do orçamento no Ensino Municipal enquanto que a porcentagem definida por lei é de 25%. Com a gestão responsável dos recursos, os estudantes louveirenses contam com uma estrutura reconhecida pela alta qualidade e eficiência desde o material didático até a merenda escolar.

Reconhecimento do louveirense

A pequena Júlia Oliveira, de 4 anos, é aluna da fase 4 da EMEF José Odair Montelatto e usa o livro didático do sistema Buriti Mirim, que é distribuído para toda a Rede Municipal de Louveira e está nos melhores colégios particulares do país. Para o pai Ernando Oliveira, “o material didático é ótimo e tudo aqui na escola é muito bom”.

A qualidade das escolas municipais também é aprovada por Lucineia Pereira, mãe da Lara Vitória. “Hoje é o 1.º dia de aula e ela está super animada. Pelo que eu vi, a escola é muito boa”. Já Railla da Silva, mãe do aluno João Miguel, mostra que a alta qualidade é o padrão do ensino louveirense: “antes meu filho estudava no CECI Mundo Maravilhoso e era tudo de qualidade. Acho que na Montelatto também é!”.

Para José Erival, pai do Eduardo, a ampla rede de escolas facilita o acesso. "Eu moro aqui no bairro Cavalli, então ficou bem melhor porque consigo trazer e buscar meu filho".

Reconhecimento nacional

A Educação louveirense alcançou uma das mais altas notas no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que avalia a gestão de todos os municípios brasileiros e a qualidade dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos.

Para o Governo Federal, Louveira já superou a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 7 anos antes do prazo e é nota A em Educação pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).