Saúde | 16/01/2019

Vigilância em Saúde alerta para a prevenção da hanseníase

Em celebração ao Janeiro Roxo, no último domingo do mês é realizado o dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase.

Os profissionais da rede municipal de saúde de Louveira passaram por capacitação para atualizar sobre os sintomas, diagnósticos, exames e tratamentos da doença.

Conhecida comumente como lepra, a hanseníase é uma doença crônica infectocontagiosa que afeta principalmente a pele do rosto, orelhas, braços, pernas e nervos. O tratamento é simples e leva de 6 meses a 1 ano utilizando medicamentos distribuídos gratuitamente pelas unidades de saúde.

Sintomas

Os principais sintomas são manchas na pele com alteração da sensibilidade, dores na articulação, edemas e nódulos no corpo. Se não tratada pode causar incapacidade ou deformidades nas mãos, pés e olhos.

Ao perceber os sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima.