Gestão Ambiental | 01/10/2018

Programa inovador de incentivo agrícola contribui para a conservação do solo em Louveira

O Programa Municipal de Incentivo à Fruticultura – Promif, além de proporcionar subsídios para os produtores rurais de Louveira, garante que a área de cultivo seja manejada de forma sustentável.

Em contrapartida aos recursos recebidos, os produtores devem cumprir uma série de medidas de preservação ambiental, que incluem a proteção de nascentes e cursos d’água, adequação do saneamento básico e controle da erosão. O mapeamento e o diagnóstico são realizados por uma empresa especializada em consultoria agroambiental.

Proteção do solo

Dentre as medidas propostas pelo Programa, destacam-se as de conservação do solo, uma vez que o período chuvoso favorece a ocorrência de erosão. Por isso, por meio do Promif, a Prefeitura incentiva atitudes de preservação da área rural, como cobertura vegetal, o uso de técnicas agrícolas apropriadas e sistemas de drenagem que amenizam a ação das chuvas e permitem a recarga do lençol freático.