Educação | 22/08/2018

Estudantes de Louveira apresentam soluções para problemas ambientais

Os alunos louveirenses expuseram no palco e em murais as melhores iniciativas para a “Resolução de Problemas Ambientais na Comunidade”. Este foi o tema do 14.º Encontro Municipal de Educação e Sustentabilidade Ambiental (EMESA), promovido pela Prefeitura, por meio da parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Gestão Ambiental.

O evento aconteceu na manhã de sábado (18) no salão da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos, onde participaram alunos do Ensino Infantil e Fundamental das escolas públicas e particulares. Os trabalhos foram produzidos com materiais recicláveis e cada escola escolheu um problema ambiental para discutir, como o CECI Paraíso do Saber, que abordou o ciclo do lixo eletrônico desde a coleta até a reciclagem.

Educação ambiental

A pouca idade dos alunos impediu de irem até a cooperativa, mas, utilizando um óculos de realidade virtual, a cooperativa foi até eles. A experiência foi uma iniciativa do voluntário Douglas Toshio Waragai. “Foi o jeito de levar as crianças para conhecerem o processo de reciclagem”.

Já na EMEF Vila Pasti, o assunto foi desperdício de alimentos. A aluna do 3.º ano Ana Carolina Almeida Fiorini, levou o tema para casa e descobriu uma receita de família que utiliza a sobra das frutas. “Fiz com minha mãe um doce com a casca do abacaxi. Ficou uma delícia”. Da mesma escola, o estudante do 4.º ano Alessandro Mendes do Nascimento gostou de ver exposto o mural produzido com os colegas: "foi muito legal de participar".

O EMESA é realizado todos os anos e tem o objetivo de promover a educação ambiental, a adoção de práticas sustentáveis e a diminuição de impacto no ecossistema.