Serviços Públicos | 11/01/2018

Serviços Públicos realiza limpeza e manutenção dos córregos da cidade

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Serviços Públicos executou recentemente o desassoreamento do córrego Hugo Pique, no bairro Santo Antônio, e com isso quatro rios como Guembé, Cestarolli, Abadia e Hugo Pique fizeram parte da manutenção que consiste em retirar do fundo dos rios todo tipo de lixo e detritos depositados, para que seja possível aumentar a vazão do rio e não correr o risco de enchente.

Mesmo sendo considerado um processo natural, o assoreamento se torna mais intenso e agressivo ao meio ambiente através da ação do ser humano. O acúmulo de lixos nos rios e o desmatamento das matas ciliares (vegetação próxima às margens dos cursos d’água) ajudam a potencializar o assoreamento, e provoca consequências graves para a qualidade de vida de todos que habitam a região afetada.

Entre algumas das principais consequências do assoreamento está o desvio do curso dos rios, a formação de bancos de areia (dificultando a navegabilidade no rio) e a diminuição do oxigênio presente na água, que provoca a morte dos seres vivos do local.

Para evitar o acúmulo de sedimentos, o primeiro e principal passo é a conscientização das pessoas sobre a importância de não poluir os rios e lagos. Além disso, alertar sobre o papel fundamental que as matas ciliares desenvolvem para a manutenção da estrutura dos cursos d’água.

Prefeitura Municipal de Louveira - Copyright® 2018