Desenvolvimento Econômico | 09/08/2017

O dia dos pais deste ano acontece em 13 de agosto com previsão de alta no mercado varejista.

Datas comemorativas, assim como o Dia das Mães, dos Namorados, das Crianças e Natal, normalmente são marcadas pelo aumento das vendas e, esperadas pelos comerciantes para impulsionar o setor na recuperação econômica.
Segundo a categoria, algumas lojas do setor masculino apresentam aumento superior a 20% nas vendas de agosto. Entre os produtos mais procurados pelos filhos estão: roupas e calçados, cintos e gravatas, artigos esportivos, perfumes, ferramentas e objetos pessoais.
Vale lembrar que no primeiro semestre, o Dia das Mães e Dia dos Namorados já registraram aumento do volume de vendas no varejo, que é creditado ao apelo comercial, influenciando o consumidor.
Após o Dia dos Pais, tem o Dia das Crianças e os preparativos para ao Natal. Por isso, o mercado varejista espera que o segundo semestre seja mais movimentado que o primeiro.

Origem do Dia dos Pais
Há relatos de que o Dia dos Pais surgiu na Babilônia, há mais de 4 mil anos, quando um jovem chamado Elmesu fez um cartão de argila para o seu pai, desejando-lhe sorte, saúde e longa vida.
Em registros mais recentes, no ano de 1909, nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd resolveu criar o Dia dos Pais por causa da admiração que sentia pelo seu pai e escolheu o dia do aniversário dele, dia 19 de junho. Ela criou uma campanha para o reconhecimento oficial do Dia dos Pais. Em 1972, o Presidente Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais nos Estados Unidos.

Dia dos Pais no Brasil
Segundo alguns registros históricos, foi o publicitário Sylvio Bhering que, em 1953, propôs que fosse celebrado o primeiro Dia dos Pais no Brasil. Inicialmente, Sylvio Bhering escolheu o dia 16 de agosto para comemorar o Dia dos Pais por ser o dia de São Joaquim (segundo a tradição católica, o pai da Virgem Maria, avô de Jesus Cristo).
Para que pudesse ser comemorada sempre aos fins de semana (quando supostamente os pais estão de folga e podem aproveitar o dia com os seus filhos), a data foi modificada para ser celebrada anualmente no segundo domingo do mês de agosto.

Telefone: (19) 3878-9700
E-mail: faleconosco@louveira.sp.gov.br

Rua Catharina Calssavara Caldana, n° 451
Bairro Leitão
CEP: 13290-000 - Louveira/SP

Informativo

Cadastre-se pare receber os informativos da prefeitura em seu e-mail

Prefeitura Municipal de Louveira - Copyright® 2017

Desenvolvido por:

Web e Ponto - Soluções Digitais